Dois médicos – Loredan Mello e Renan Rocha – e um advogado – Fernando Fernandes, no centro – aparecem na cena política de Altamira, maior município da região do Xingu, que tenta se livrar de um fantasma do passado chamado Domingos Juvenil e o filho dele, deputado estadual Ozório Juvenil, do MDB/Fotos: Divulgação.

À incrível rejeição atribuída ao prefeito de Altamira, Claudomiro Gomes, em pesquisa recente devidamente registrada no TRE, da ordem de 86%, deve ser somada a rejeição à família do ex-deputado e ex-prefeito Domingos Juvenil, o que acabou criando um vácuo político no município. Foi esse cenário que motivou o surgimento de três novos grupos na mais importante cidade da região do Xingu, representados por Renan Rocha, Loredan Mello e Fernando Fernandes. Os médicos Renan Rocha e Loredan Mello e o advogado Fernando Fernandes hasteiam a bandeira da renovação política em Altamira.

Essas três figuras despontam para a sucessão, uma vez bem conhecidos e bem sucedidos em suas áreas profissionais de atuação. Renan Rocha e Fernando Fernandes têm a juventude a favor e o fato de serem novos na política. Assombrada por um passado chamado Juvenil e pelo filho Ozório, a população de Altamira parece ver, sem medo, nos três mosqueiros políticos ‘o novo’, embora Loredan Mello, ao contrário dos demais, contabilize sucessivos mandatos de vereador.

A sorte está lançada

Renan Rocha e Loredan Mello estão com pré-candidaturas a deputado federal lançadas, mas é apenas uma estratégia para deixar os nomes em evidência para as próximas eleições municipais. Não à toa, são os nomes que tiram o sono de muita gente, quando não provocam insônia completa – que o digam o rejeitado prefeito Claudomiro Gomes, o próprio ex-prefeito Domingos Juvenil e o filho dele, deputado estadual Osório Juvenil, do MDB.