O Tribunal de Contas do Estado, cujo Gabinete Militar abriga oficiais da PM do Pará, eleva a questão da segurança a outro patamar, inclusive, ao que parece, se nivelando a grandes corporações/Fotos:Divulgação.
Evento reúne empresas brasileiras e internacionais especializadas no fornecimento de equipamentos e serviços para as Forças Armadas, forças especiais, segurança e consultores de agências governamentais.
De duas portarias de concessão de diárias autorizadas e assinadas pela presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheira Rosa Egídia Crispino, e publicadas no Diário Oficial do Estado, uma chamou atenção. A Portaria 40.222 designou o conselheiro e corregedor Luís Cunha a viajar à Florianópolis, em Santa Catarina, com três diárias e meia, para participar, de 17 a 24 de abril, do seminário nacional “A primeira infância e os Tribunais de Contas”.
No segundo item do mesmo documento, o TCE autorizou igual número de diárias e período à servidora Alcione do Nascimento Carepa para ‘prestar assessoria ao corregedor’, ganhando ainda por cima gratificação de 30%. Despesas da corte correm às expensas da corte – normal.
O que chamou a atenção, embora nem devesse, uma vez que repete livre e abertamente em outros órgãos públicos, foi o pagamento de cinco diárias e meia para o major da Polícia Militar Khistian Bastista Castro, lotado no chamado Gabinete Militar do Tribunal, para participar da LAAD Expô, de 10 a 15 de abril, no Rio Centro, Rio de Janeiro.
Aerospace and Defence
A Latin America Aerospace and Defence, a tal exposição, segundo as informações oficiais, é considerada a mais importante feira de defesa e segurança da América Latina e reúne empresas brasileiras e internacionais especializadas no fornecimento de equipamentos e serviços para as três Forças Armadas, forças especiais, serviços de segurança, consultores e agências governamentais.
Nesse evento, delegados oficiais e militares com poder de decisão de diversos países viabilizam negócios a longo prazo, um viés que, sinceramente, não se conhecia do Tribunal de Contas do Estado – ou a PM do Pará qualifica seus oficiais sem gastar um centavo do próprio bolso, graças à generosidade da corte de contas.
Das duas, uma
A publicação da portaria circula em grupos de Whatsapp de funcionários por duas razões: o TCE não tem o mesmo zelo em se tratando de investir em seus próprios técnicos, mas paga a qualificação de oficiais militares lotados em seu Gabinete Militar que, como policiais, deveriam estar cuidando da segurança pública. Parece o avesso do avesso; e é, para desencanto do distinto público, que nada pode fazer.
Papo Reto
- Quem tenta falar com o Procon pelos números 3073-2824 ou 151, disponíveis, segundo o site do órgão, para “atendimento”, mofa tentando e não consegue.
- Desde que se mudou para a frente do Líder Icoaraci, o sempre abarrotado escritório da Equatorial Energia passou a atrair tumulto por estacionamento nas áreas do supermercado.
- É que no novo endereço, a concessionária não oferece nenhuma vaga para estacionamento. Rola, assim, uma tremenda confusão entre as partes.
- Tudo indica que o calvário alviceleste começou, com Marquinhos Santos (foto) no comando técnico e que, segundo os números, nunca foi exitoso em nenhum clube pelo qual passou.
- O PT notificou o Google por possível associação de Lula à corrupção.
- A sigla argumenta que usuários da plataforma de buscas eram sugeridos a busca por ‘Lula corrupção’ quando era pesquisado o termo ‘Lula coroação’, já que o mandatário estava na cerimônia do rei Charles.
- Advogados especializados em direito do agro preveem que a desoneração da exportação e a possibilidade de crédito aos produtores rurais devem impulsionar o setor, com a reforma tributária.
- Um poderoso satélite vai monitorar onças-pintadas na Amazônia.
- O nanossatélite OnçaSat foi idealizado na 1ª edição da Olimpíada Brasileira de Satélites do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
- WhatsApp vai integrar Truecaller para identificar chamadas e evitar spam.
- A empresa anunciou que dentro de pouco tempo deve disponibilizar seus serviços de identificador de chamadas no WhatsApp e em outros mensageiros.
- Aliás, o Twitter passará a comprar artigos jornalísticos individuais na plataforma, diz o dono da companhia, Elon Musk.