Longe da religiosidade que move a pacata população de Bragança – ou seria por causa dela? -, no nordeste do Pará, alguém teria atentado contra vidas alheias. Quem seria? Por quê? Nem a Polícia deve saber, mas o povo comenta/Fotos: Divulgação.

O estranho caso não consta em registros oficiais, mas a cidade comenta, ainda que à boca pequena, porque envolveria destacadas figuras do meio político e empresarial.

Uma inusitada e infame tentativa de assassinato no melhor estilo da máfia russa ainda domina as conversas nas esquinas e feiras de Bragança, o badalado município do nordeste do Pará. O que se diz é que duas das mais proeminentes personalidades da esfera política e empresarial da ‘Pérola do Caeté’ teriam sofrido envenenamento, depois de consumirem – veja só – uma refrescante água de coco em determinado final de tarde da última Semana Santa. Este texto é baseado em comentários ouvidos nos quatro cantos da cidade, corroborados por pessoas próximas ou que conhecem as supostas vítimas.

 – Jesus, Maria, José! – exclamou uma devota de São Benedito ao saber do suposto ataque, já em meio às celebrações das Três Horas da Agonia. A imagem do Senhor Morto não reagiu, ante a impropriedade da hora, embora o ato criminoso tenha acontecido no dia anterior. Não há informações policiais sobre um improvável BO na delegacia local.

As duas personalidades, porém, foram atendidas a tempo, felizmente, graças a uma força-tarefa médica emergencial convocada dos hospitais das redondezas, inclusive de Capanema, município distante poucos mais de 50 quilômetros que alimenta uma arenga histórica com Bragança, e Castanhal, a 128 quilômetros e mais de duas horas e meia de viagem.

Lavagem estomacal

Internadas na UTI de um hospital da região, de onde enfermeiros nervosos e avexados tratavam de transferir doentes para acomodar os dois pacientes ilustras – e proteger suas identidades -, as vítimas do atentado insano foram imediatamente submetidas à lavagem estomacal para eliminar os efeitos danosos do veneno mergulhado na água de coco. Passado o drama das horas, ambos foram dados como fora de perigo, cristalizando a noção de que o pronto atendimento, ainda mais a cargo de uma equipe multiprofissional, importa.

O que se diz é que laudo pericial emitido por insuspeita e respeitada instituição realmente constatou presença de ‘substâncias químicas pesadas’ naquilo que seria uma inocente água de coco. Vai daí que a contra-espionagem entrou em cena para identificar os possíveis responsáveis pelo atentado frustrado pela força-tarefa médica.

Se contar, nem o arguto detetive Hercule Poirot acredita.

Veneno na história

Matar por envenenamento não é raro. Até o fim do Século XIX, esse tipo de crime podia até ficar sem castigo, dado o fato de que não havia como identificar uma substância tóxica.

Ao longo dos séculos, há envenenadores e envenenados ilustres. Lucrécia Borgia ganhou fama de libertina e envenenadora inveterada. De vida sexual animada, a moça tinha veneno de sobra na família. Era irmã e talvez amante de César Bórgia, que inspirou Maquiavel em “O príncipe”. Ela e o pai, papa Alexandre VI, foram eternizados pela falta de caráter – Lucrécia, por supostamente ter envenenado nobres e membros do clérigo com a poção la cantarella.

Papo Reto

  • Forças titânicas derrubaram a imensa professora Glória Caputo (foto) do pedestal que ocupava na Fundação Carlos Gomes.
  • Para o lugar dela, o governador Helder Barbalho, que prefere brega e carimbó à música clássica, nomeou Gabriel Titan, irmão de Paula e filho do prefeito de Castanhal, Paulo Titan.
  • Gabi é habituado a bons empregos. Em 2021, morando no Rio de Janeiro, foi nomeado pelo pai assessor de gabinete em Castanhal – aí a pipa pegou vento. 
  • De maneira silenciosa e camuflada, cerca de 100 famílias ocuparam a área urbana de aproximadamente 12 mil metros quadrados onde, durante anos, funcionou o campo do Santa Rosa Esporte Clube, à travessa dos Berredos.
  • O terreno, adquirido pelo Grupo Yamada para construção de um shopping -, atualmente pertenceria ao Grupo Mateus, que por sua vez ainda não se pronunciou a respeito da invasão.
  • Apenas uma pequena passagem foi aberta pelos invasores no imenso muro da propriedade, sendo que a entrada é rigorosamente controlada pelos líderes do movimento.
  • Em Breve, no Marajó, a agricultura familiar terá incentivo na passagem de informações sobre inovação e tecnologia.
  • A consultoria faz parte de uma pesquisa de campo e palestras com cerca de 100 produtores rurais e agricultores de cooperativas na região do Marajó.
  • Mediante o aumento incontrolável das despesas, o governo Lula deve bloquear R$ 1,7 bilhão no orçamento federal.
  • Aliás, o governo planeja mudar as regras dos concursos públicos nos três níveis da gestão, incorporando instrumentos adicionais de avaliação dos candidatos, assim como permitir o uso da tecnologia em algumas fases ou em todo o processo seletivo.
  • Na avaliação de competências, a ideia é analisar aspectos comportamentais por meio de entrevista, avaliação psicológica, exame de higidez mental ou teste psicotécnico.
  • Celulares Android poderão ser usados como câmeras nativas para carros. O Google trabalha nisso como recurso de gravação de vídeos, permitindo que os smartphones funcionem como câmeras colocadas no veículo.
  • Nos próximos dias, usuários do WhatsApp poderão editar mensagens enviadas. A edição ficará disponível por 15 minutos após o envio do texto e as modificações aparecerão sinalizadas.