O secretário da Fazenda, Renê Sousa Júnior, aguarda sinal verde do governador Helder Barbalho para mexer no tabuleiro interno do Fisco estadual. Uma das alterações envolveria a atual secretária de Educação e ex-prefeita de Mocajuba Elieth Braga, cuja gestão na Seduc tem rendido muito desgaste ao governo. Para Elieth Braga estaria reservado o cargo – de terceiro escalão, mas equivalente ao de secretário de Estado – de Coordenador Fazendário, função responsável pela arrecadação do Estado em determinada região e segmentos específicos.
A se confirmar as especulações, com nova função na Secretaria da Fazenda Elieth Braga seria nomeada para a Coordenação Executiva Especial de Administração Tributária dos Grandes Contribuintes do Estado, unidade com jurisdição em todo território paraense responsável pelas fiscalizações e auditorias de empresas como a mineradora Vale e grupos atacadistas.
Sem grupo nas sombras
Duas mudanças agudas também são esperadas na Secretaria da Fazenda no segundo mandato do governador: o fim da hegemonia do ‘Grupo dos sombras’ e o aumento da participação das demais forças políticas na gestão. O grupo assim chamado é representado por auditores fiscais que operam diretamente na máquina do governo, onde se destacam a vice-governadora eleita, Hana Ghassan, o deputado eleito Iran Lima, secretários Elieth Braga e Ivaldo Ledo e outros menos expressivos, mas ocupantes de funções importantes no governo.
PT quer mais espaços
E, segundo murmúrios nos bastidores da Secretaria, o PT deve ser bem aquinhoado nas alterações previstas na Sefa. Para se ter ideia, em meio à fila de deputados estaduais e federais eleitos ou derrotados tomando os corredores palacianos atrás de espaços, quem se sobressai é o partido do presidente Lula. O PT do senador Faro demanda espaços na Secretaria de Educação, Polícia Civil, Polícia Militar, Procuradoria-Geral do Estado e Secretaria da Fazenda. Se vai levar tudo que pede são outros quinhentos, ainda que, em âmbito federal, Beto Faro referende todos os direcionamentos políticos do governador na transição e na formulação do time de ministros do governo Lula.