Estudo da Universidade do Colorado aponta que homens solteiros têm duas vezes mais chances de morrer por insuficiência cardíaca dentro de cinco anos após o diagnóstico do que os casados.
Cientistas descobriram que homens solteiros têm duas vezes mais probabilidade de morrer do que homens casados. O estudo envolveu mais de 8 mil participantes da Dinamarca, comparou as taxas de mortalidade de homens solteiros e casados e os resultados mostraram que os homens solteiros, incluindo os divorciados, tinham o dobro do risco de morrer do que aqueles que eram casados.
As razões podem ser variadas, mas há algumas explicações plausíveis, de acordo com os especialistas. Pesquisas têm mostrado que pessoas com menos laços sociais podem levar a taxas de mortalidade mais elevadas devido à falta de apoio emocional, que pode ser inevitavelmente importante em momentos de estresse ou doença. Além disso, ter um parceiro pode significar um aumento de recursos financeiros que também poderiam ajudar no acesso a melhores serviços de saúde, bem como fornecer assistência para manter hábitos de vida saudáveis como dieta e exercícios.
Isolamento social
Caio Bittencourt, especialista em relacionamentos, diz que o isolamento social pode ser a causa principal e isso pode se dar pela falta de tempo de procurar por uma parceira. “O ser humano é uma espécie social por sua essência, tem uma grande necessidade de ter uma companhia, mas, devido à correria do dia a dia e da ocupação no trabalho, muitas das vezes o entretenimento e a atenção ao emocional acabam ficando de lado, levando a distúrbios mentais e consequentemente a doenças, visto que a maioria dos casos de morte são causados por estresse, excesso de cansaço”.
“Não é à toa que a procura por relacionamentos na internet tem aumento cada vez mais e eu acredito que essa pode ser uma solução para evitar todos os transtornos causados pelo dia a dia. Um relacionamento leve e transparente pode alongar sua expectativa de vida, além de ter alguém para te dar suporte, apoiar e envelhecer ao seu lado. A felicidade emocional é necessária para vida mais tranquila”.
Conexões vantajosas
Outra possível explicação, segundo Martin Tovée, da Universidade de Newcastle, sugere que o casamento pode tornar as pessoas mais resistentes quando confrontadas com situações difíceis na vida. “Ter alguém que você conhece muito bem e que o ama, seu parceiro, significa que há alguém que sempre o ouvirá quando a vida fica difícil. Este tipo de apoio emocional é importante para a saúde “, diz ele.
Embora sejam necessárias mais pesquisas para confirmar esses resultados, elas mostram como é importante para os indivíduos, especialmente aqueles sem família ou amigos próximos, encontrar maneiras de criar conexões significativas com outros, a fim de aumentar o bem-estar tanto mental quanto físico. Tomar medidas para construir relacionamentos fortes poderia fazer a diferença (Site Meupatrocinio).
Papo Reto
- A quem interessar possa: não há segredo que se sustente entre duas pessoas, quanto mais entre cinco. Mais cedo, ou mais tarde se revela. É questão de tempo.
- O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (foto), foi visto com cara de ‘felicidade turística’ em Brasília, dia desses, ao lado de serelepes acompanhantes.
- O tour pela capital da República, aliás, foi mostrado em contas nas redes sociais, mas não o grupo cumprindo agenda oficial.
- O cerco está se fechando em torno do senador do PT, Beto Faro, e os donos da notória empresa Karta Capital Facilities. Não por falta de aviso.
- Leitor da coluna informa que a falta de água em Belém ‘está terrível nos últimos dias’. Pura sorte, se pensar que há bairros na capital com seca total e absoluta.
- Presidente da OAB-PA e um dos coordenadores do Plano Nacional de Interiorização da Advocacia, Eduardo Imbiriba inaugurou a sede da subseção em Xinguara.
- Quem for podre que se quebre: o Brasil voltará a exigir vistos para turistas da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão, segundo o Itamaraty, que já informou a medida aos consulados dos quatro países.
- Aprovado ontem, no Senado, projeto que obriga o reaproveitamento de águas de esgoto e de chuva.
- Empresas precisarão corrigir as falhas para evitar vazamentos e perdas, aumentar a eficiência e fiscalizar o sistema de distribuição para combater as ligações irregulares.
- A Polícia Federal mira o governo do Acre em caso sobre desvio de R$ 120 milhões. Agentes cumprem mandados em Rondônia, Piauí, Goiás, Paraná, Amazonas e DF, além do Acre.
- Aliás, a PF deslanchou operação contra desmatamento ilegal em Altamira, executando três prisões em flagrante e apreensão de materiais utilizados para cometimento de crimes ambientais.