Proposta orçamentária do governo do Estado encaminhada para apreciação e votação da Assembleia Legislativa causa preocupação entre analistas, mas a aprovação, como outras matérias polêmicas, é dada como certa/Divulgação

A proposta orçamentária do governo Helder Barbalho que está na Assembleia Legislativa é o que especialistas chamam de “peça de ficção”, mas não convém perguntar ao deputado Igor Normando, o presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária. Nesse cargo, Igor Normando – como se sabe um dos “queridinhos” do governador – é um bom defensor da causa animal. Portanto, não se espera de suas excelências nada além do que a aprovação de mais um desejo do governador, sempre muito bem tratado pela Casa. Em tempo: a peça levada à Assembleia minimiza previsão orçamentária para que o governo faça seu jogo em ano eleitoral, segundo observam observadores da cena.

“Trem” vai à Santarém
para capacitação de servidores

Há quem chame de “Trem da Alegria”, mas o certo é que a Assembleia Legislativa levou cerca de dez pessoas, além de dois deputados, para Santarém, na quinta-feira 21, esticando até o final de semana para uma tal capacitação de servidores públicos da região do Baixo Amazonas, evento ocorrido na Câmara de Vereadores da cidade.  A comitiva incluiu professores e técnicos envolvidos diretamente na tarefa, dois deputados, jornalistas e outros, que aproveitaram a oportunidade para um tour pela cidade e região.

Covid-19 em queda
na Pérola do Tapajós

Notícia do Portal OEstadoNet dá conta de que Santarém registra queda nos casos confirmados e aumento do número de monitorados de Covid-19, conforme dados do boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do município. Durante o último final de  semana, nenhum novo caso foi contabilizado, diferente do que foi registrado ao longo da semana, quando 327 casos foram identificados, tendo o dia 20 de outubro  como ápice, quando o boletim apontou 168 casos. Em relação aos pacientes internados no período, o número caiu de 38 para 29, o que caracteriza queda de 24%.  

Acordo federal é fim
da farra de documentos

Esse acordo assinado entre o Tribunal Superior Eleitoral e a Presidência da República para implementar a Identificação Civil Nacional, que visa promover o fortalecimento de um sistema nacional de identificação, inclusive com a adoção de um documento único, vai facilitar a vida do cidadão comum, mas certamente não é do agrado dos políticos que se habituaram a fazer campanhas antecipadas com uso da máquina pública emitindo carteiras de identidade em eventos políticos de natureza privada. Bem feito

Papo Reto

  • Até a Diretoria da Festa de Nazaré já discute a possibilidade de suprimir os rojões de altos decibéis das festividades da Santa, trocando-os para fogos de artifício, com menos barulho e mais cores.
  • Igrejas dos bairros também estão substituindo  os fogos barulhentos que incomodam a população, animais e aves por mosaicos de formas coloridas e mais agradáveis aos olhos e aos ouvidos.
  • Comunicadores de turismo de todo Brasil  que visitavam Santarém e o litoral  do Marajó durante o Encontro Nacional de Turismo finalizaram o roteiro em Belém, em pleno Recírio, conhecendo vários pontos turísticos da capital.
  • A direção da Federação Brasileira de Turismo, seção Pará, foi convocada a realizar encontro nacional da categoria em Belém e  cidades históricas do litoral, em 2022.
  • Segundo o IBGE, o Brasil bateu a marca de 60 milhões de moradias, metade sem registro em cartório e, portanto, irregulares.
  • No Pará, 60% dos imóveis, cerca de 160 mil, não possuem título de propriedade, prejudicando principalmente famílias de baixa renda, que não podem usar  como garantia de empréstimos bancários para reformas ou ampliação.   
  • Criadores de ostras de Salinópolis, tendo à frente o empresário Carlos Malicheschi, do grupo Verdes Mares, que possui fazendas marinhas, vai fundar, no próximo mês, uma cooperativa  reunindo todos os produtores regionais.
  • O projeto pretende montar uma indústria de beneficiamento do molusco em conserva, agregando valor ao produto final como o existente no mercado mundial.

Charge do Dia