O número de roubos em geral disparou nos 304 dias deste ano em todo o Pará, de acordo com levantamento da Polícia Militar. De janeiro a outubro de 2021 houve aumento de 6,3% nos casos de roubos no Estado, no comparativo com o mesmo período de 2020: 3.452 registros a mais. Foram 58.440 roubos contra 54.988 do ano passado – quer dizer, 192 pessoas residentes no Estado foram roubadas diariamente por todo o Pará neste ano.
Quase 3 mil casos em Belém
Em Belém, onde se concentra o maior peso do Sistema de Segurança, o aumento foi maior, com 14,3%, ou 2.968 registros a mais. Os números apontam 23.750 roubos neste ano contra 20.782 no ano passado, o equivalente a 78 roubos diários na capital paraense.
“Sob controle” é discurso
A criminalidade não poupa a população do Estado, mas a propaganda do governo e seus cooptados da mídia em geral não mostrarão o sofrimento dos cidadãos. Ao contrário, dirão que está tudo “sob controle” na segurança pública, como se alguém pudesse afirmar que esse suposto controle é possível sem considerar as variáveis que atuam sobre ela.
Senasp apresenta plano
nacional de estratégias
Uma equipe da Secretaria Nacional de Segurança Pública, vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, foi recebida por representantes do Sistema Integrado de Segurança Pública e Defesa Social para conhecer os avanços obtidos na área pelo Estado do Pará. No encontro foi apresentado pela equipe de Brasília o plano nacional “Estratégia em Ação”. A reunião ocorreu no Centro Integrado de Comando e Controle, ontem.
E conhece como o
Pará reduziu a violência
Representantes do Pará mostraram as condições em que o Estado foi encontrado em 2019, as estratégicas implantadas e os resultados obtidos, notadamente a saída do Pará do ranking das unidades da Federação mais violentas, para se destacar como o Estado que mais reduz a violência no Brasil, com queda de 30% nos índices de criminalidade.