Programa que opera em oito bairros da Região Metropolitana de Belém com resultados duvidosos vai para o interior do Estado/Foto: Agência Pará

Depois da explosão da criminalidade no interior, o governo do Pará anuncia o Programa TerPaz para a região sudeste. O problema é que, em oito bairros da Grande Belém, o programa não resultou no que diz a propaganda oficial, uma vez que segue apresentando aumento do crime de roubo em quase todos os bairros, assim como os registros de crimes contra a mulher e contra criança e adolescente.

Número de homicídios
se multiplica no interior

Os homicídios não param de subir no Estado. Já são quase 50 casos a mais do que no ano passado, no comparativo de janeiro a setembro 2020/2021. Pelo que se observa, a segurança pública andou surfando na onda da pandemia, cujo arrefecimento parece estimular a criminalidade, que volta com força capaz de bagunçar os planos da propaganda que tenta mostrar um clima de tranquilidade que não existe “por todo o Pará”.

Delegacia especializada
retoma “Operação Isis”

A Divisão de Combate a Crimes Cibernéticos da Polícia Civil do Pará voltou a campo, na última quinta, ao deslanchar a terceira fase da “Operação Isis”, cumprindo mandados de prisão preventiva, busca e apreensão em Salinópolis e Belém. A operação mirou crimes de armazenamento e transmissão de conteúdo pornográfico infantil, com base em informações oriundas de organização internacional de proteção aos direitos das crianças e da Polícia Federal. A reativação da chamada DCCV estimula os observadores à (im)pertinente interrogação: já descobriram quem clonou o celular do governador?