
O mais recente estudo do quadro da disputa para o cargo de deputado federal produzido pela Doxa confirma as expectativas dos analistas políticos em relação a nomes preferenciais postos no tabuleiro político do Pará, como o da debutante primeira dama de Ananindeua, Alessandra Haber, que desponta como um dos preferidos no ranking e primeiro no MDB, desbancando veteranos como os deputados Elcione Barbalho e José Priante, que acumulam vários mandatos consecutivos.
O estudo da Doxa está baseado em dados de duas pesquisas em nível estadual, de agosto e setembro, com amostragem de 4 mil entrevistas em 46 municípios e registrado no TRE sob o número PA-04691/22, com margem de erro de 2,25%, 2005 amostra, de 7 a 11 de setembro.
Esboço da bancada
A disputa é acirrada, mas já se observa a consolidação dos nomes, o que permite esboçar o mapa das novas bancadas na Câmara Federal. Pelo estudo, o MDB fará cinco deputado, aparecendo a seguir PL (2), PSD (2); PTB (2); PT-PV-PCdoB (2); PSDBN-Cidadania; PDT; PSB; e União, todos com um candidato.

Alterações possíveis
Segundo se avalia, o desempenho dos candidatos nessa reta final nos quesitos articulações, estrutura e fôlego financeiro pode alterar o quadro, principalmente nas agremiações partidárias onde a disputa interna está mais acirrada ainda, como no MDB e no bloco PT/PV/PCdoB.
A ‘fênix’ está na ponta
Enquanto no PT a ‘fênix’ ex-governadora Ana Júlia Carepa desbanca o nome prioritário e preferencial da direção estadual do partido, Dilvanda Faro, no MDB. A disputa é cabeça a cabeça, mas os primeiros nomes do pódio parecem definidos: Alessandra, Elcione e Priante, posições que podem entre os três postulantes. A quarta, quinta e sexta posições e além só mesmo com a abertura das urnas daqui a mais alguns dias.