Se a bola de cristal do ex-prefeito de Ananindeua Manoel Pioneiro está respondendo satisfatoriamente com relação à sua posição na disputa ao Senado não se sabe, mas é certo que o planejamento e a execução de pesquisas eleitorais anunciadas recentemente correm conforme o script. Pioneiro “cantou” que seria “a maior surpresa” na disputa quando estava “fona” e que programara quatro pesquisas – julho e agosto e mais duas até setembro.
E eis que a pesquisa eleitoral da Doxa divulgada na última quinta-feira trouxe a surpresa da reviravolta no quadro eleitoral: o ex-prefeito do PSDB aparece como franco favorito para a única vaga destinada ao Pará, com 14.9%, à frente de Mário Couto (10,4%), e Flexa Ribeiro (8,8%), ambos do PL, e o fona Beto da Fetagri Faro, do PT, com 8,2%.
Conteúdo relacionado
Bastidores políticos confirmam coluna sobre pesquisas no Pará: “tem para todos os gostos e fregueses”
Conteúdo relacionado
Pesquisas eleitorais não intimidam e Manoel Pioneiro garante que será a “grande surpresa” no Senado
Por essa não esperava
Os bastidos políticos apontam que o novo quadro eleitoral não representa surpresa para Pioneiro, mas o cenário que o governador Helder Barbalho não gostaria de ver. Analistas e cientistas políticas que se debruçam sobre o resultado da pesquisa avaliam inclusive os possíveis resultados e os reflexos nas eleições futuras, municipais e estaduais. A possibilidade real da eleição de Pioneiro ao Senado e de Alessandra Haber para Câmara fortalece a chamada “República de Ananindeua”, que pode se tornar um dos piores pesadelos de Hélder: sinaliza quem poderá ser um dos pré-candidatos à sucessão, em 2026.
A volta é que faz o anzol
Na disputa para o Senado, os nomes que o governador Helder Barbalho e seu grupo político não desejavam ver bem posicionados são justamente os dois candidatos do PL, Manoel Pioneiro e Mário Couto. Hoje, o governador tem certeza de que, quando chegar a hora de ‘a onça beber água’, o prefeito de Ananindeua, Daniel Santos, irá optar por Pioneiro, com quem mantém relações antigas, bem antes de Ananindeua, desde os tempos em que, mais jovens, saracoteavam na região da BR-222, antiga PA-70. Pioneiro vem de Bom Jesus do Tocantins e Daniel Santos, de Dom Eliseu, quer dizer, são oriundos do mesmo meio político, comercial e familiar.