Onze dias depois de denúncia publicada pela coluna, o Papa Francisco, acionado pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, afasta o Bispo Emérito da Diocese de Bragança, Dom Luís Ferrando, nomeia o Vigário-Geral da Diocese de Belém, Monsenhor Raimundo Possidônio, para o cargo e encaminha a substituição do Bispo Regente, Dom Jesus Bertonces/Fotos: Divulgação.
 

Em processo fulminante, procedimento raríssimas vezes visto na história da Igreja Católica, o Papa Francisco, coerente com sua história de combate à corrupção no meio do clero – inclusive na Cúria de Roma -, acaba de nomear o atual Vigário-Geral da Arquidiocese de Belém, Monsenhor Raimundo Possidônio, para o cargo de Bispo Auxiliar da Diocese de Bragança, com direito à sucessão, o que indica que em breve substituirá o atual Bispo Regente, Dom Jesus Berdonces, acometido de problemas de saúde.

Novo bispo tem
direito à sucessão

Com isso, de uma só vez, o Papa afastou do governo diocesano o Bispo-Emérito da diocese, dom Luís Ferrando, que, aos 85 anos e muito debilitado era o Administrador Apostólico e colaborador com o bispo regente, mas foi considerado incapaz para continuar a missão. O outro efeito da decisão do Papa Francisco, considerada profilática por renomados bispos  com assento na CNBB Norte 2, foi encaminhar a sucessão de Dom Jesus Berdonces, em delicado estado de saúde, já que o posto de Bispo Auxiliar dá direito à sucessão. Observadores atentos desses acontecimentos da Igreja Católica ligados à coluna opinam que a sucessão já está resolvida, evitando mais turbulências e atropelos ao processo, permitindo que Dom Possidônio da Mata possa ir encaminhando soluções desde já ao delicado governo da histórica diocese fundada pelos missionários barnabitas.

Diocese vive crise
sem precedentes

Ao novo Bispo Auxiliar, Dom Possidônio da Mata, não faltarão serviço e motivos para preocupação. Neste momento, a Diocese de Bragança passa por uma inédita crise de governança, com as coisas funcionando às avessas e denúncias de escabrosos casos de escândalos  envolvendo corrupção nos hospitais diocesanos, sublevação de sacerdotes, interferências político-partidárias e até episódios de natureza sexual.

Conteúdo relacionado

Gestão de 35 anos corridos coloca em cheque diretores do Hospital Santo Antônio Maria Zacaria, em Bragança

Leia aqui.

Pesquisa

Brasileiro passa a temer mais a guerra do que o coronavírus

Veja reportagem

Papo Reto

Divulgação
  • Dizem – inclusive no próprio Tribunal – que é apenas questão de tempo, mas a ex-deputada federal Ann Pontes (foto), mulher do ex-secretário do governo do Estado Parsifal Pontes está com um pé na vaga do TCE aberta com a aposentadoria do conselheiro Nelson Chaves.
  • Se assim o for, o governador Helder Barbalho estará provando por A + B que é topetudo mesmo.  Só que ainda tem muita água para passar por debaixo dessa ponte.
  • Denúncia nas redes sociais dá conta de que o suposto o cartel do combustível de Belém está obrigando os associados do sindicato a padronizar preço da gasolina comum em, no mínimo  R$ 7,24,  sob pena de desfiliação.
  • Um dos melhores programas do rádio paraense acabou: o “Coletânea” era apresentado de segunda à sexta-feira, 14 horas às 15 horas, na Radio Cultura.
  • O que se diz é que o apresentador, Paulo Brasil, teria se desentendido com os dirigentes da emissora estatal. Pelo sim pelo não, quem perde são ou ouvintes da boa música.
  • A concessionária de energia elétrica do Pará “exige”, para mudança de titularidade, não apenas as contas em dia até a data do vencimento, mas também até aquelas que foram medidas e que não venceram, obrigando o consumidor a antecipar o pagamento.
  • Além disso, se houver outra conta em aberto em outro imóvel, também deverá ser quitada. A empresa parece fazer o seu próprio Código de Defesa do Consumidor.
  • A Justiça do Trabalho se prepara para executar a obra de recuperação da fachada de um casario antigo à avenida Senador Lemos para instalação do Memorial da JT e criação de espaço de exposições itinerantes.
  • Quem viu o projeto, que deve ser licitado ainda no decorrer deste semestre, destaca que o bairro do Umarizal ganhará um excelente espaço de convivência, que deverá ser inaugurado pela desembargadora Graziela Leite Colares antes do término de seu mandato.
  • O alerta vem do Instituto Nacional de Meteorologia: os riscos de chuvas intensas, como as de ontem, persistirão por toda semana, graças à influência das Zonas de Convergência do Atlântico Sul e do fenômeno La Niña, que comandam os estragos por todo Brasil.

Charge do dia