Alex Centeno com Jarbas Vasconcelos, do Sistema Penitenciário do Pará: tido como candidato do governador Helder Barbalho, o advogado também é visto como ameaça no mercado como representante de grandes escritórios/Foto: Divulgação.

A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Pará ficou de lançar nesta semana o edital de inscrição de candidatos ao preenchimento da vaga pelo Quinto Constitucional aberta com a aposentadoria do desembargador Milton Nobre no Tribunal de Justiça do Estado. Conforme a coluna antecipou, o candidato do governador Helder Barbalho é o primo dele, o advogado Alex Centeno.

Para alguns segmentos da Ordem, porém, a eleição do advogado para uma eventual lista tríplice não seria nada interessante, uma vez que, se eleito, representaria mais os interesses do governador do que os interesses da classe, sem contar que o espaço dos advogados militantes correria o risco de ser reduzido no mercado, em favor dos grandes escritórios, como o do próprio Centeno, que tudo para abocanhar todos os contratos e oportunidades.

Exemplo disso, dizem, vem de Oriximiná, município do oeste do Pará onde, tão logo o Tribunal de Justiça do Estado afastou o prefeito eleito Wellinton Fonseca, o escritório Centeno assumiu os contratos da nova gestão.

Corregedoria do TJE
aciona cartorário por inadimplência

O ex-presidente da Anoreg-Pará Carlos Alberto Chermont terá que prestar contas à Justiça sobre valores recebidos por seu cartório e não repassados ao TJE. A Corregedora-Geral de Justiça, desembargadora Rosileide Maria da Costa Cunha acaba de instaurar processo administrativo disciplinar contra o Cartorário Chermont por uma série de irregularidades na prestação de contas dos valores devidos aos cofres públicos. Carlos Alberto do Valle Silva Chermont é titular do Cartório do 2o Ofício de Registro de Títulos e Documentos de Belém, segundo publicação constante no Diário Oficial de ontem.

Papo Reto

Divulgação
  • Nota do deputado federal Éder Mauro (foto) esclarece que a informação veiculada pela coluna de que o irmão dele, Amaury Barra, teria sido preso na “Operação Tarrafa”, da Polícia Federal, não procede.
  • O deputado informa que Amaury Barra não sumiu, tampouco foi preso; pelo contrário, fez denúncia contra a quadrilha investigada pela PF e tem contribuído com a investigação desde o começo.
  • Éder Mauro “rechaça a tentativa do jornalista Olavo Dutra em veicular fake news em ano eleitoral, praticando o típico jornalismo de um lado só”.
  • Só faltou ao nobre deputado dizer que Amaury Barra continua no cargo. Além do mais, a coluna não afirma que Amaury foi preso, dá as versões em curso.
  • Com tanta captura de peixes graúdos pelas malhas da “Operação Tarrafa”, da Polícia Federal, presume-se que os trapiches das empresas de pesca da orla de Icoaraci seguirão menos aglomerados nos próximos finais de semana.
  • O tradicional Posto de Combustíveis Almirante Tamandaré, à Tamandaré com a São Francisco, na Cidade Velha, fechou as portas depois de 50 anos O ponto está sendo alugado.
  • A médica gastroenterologista e hepatologista Ana Paula Guimarães, filha do engenheiro agrônomo e radialista bragantino Cláudio Guimarães, concluiu doutorado pelo Núcleo de Medicina Tropical da UFPA, sob orientação do professor doutor Juarez Quaresma.
  • Título: “Citocinas da imunidade inata e sua correlação com a lesão tecidual hepática e a carga viral na Hepatite C crônica”.