Universo de estrelas desabada sobre o novo secretário de Cultura do Estado, Bruno Chagas Ferreira, que substituiu a jornalista Ursula Vidal no cargo. Administrar vaidades não é tarefa fácil para qualquer um e a fila anda/Fotos: Agência Pará.

O que se diz é que está muito difícil administrar os egos da equipe remanescente da Secretaria de Cultura do Estado deixada ao sabor dos ventos e das marés pela jornalista Ursula Vidal, candidata a cargo eletivo nas eleições de outubro, provavelmente à Câmara Federal. Não bastasse a direção do Theatro da Paz, da Fundação Carlos Gomes e os astros da própria Secretaria de Cultura, a corrida pela hegemonia e poder transcende a figura poderosa da antecessora, que tinha lá seu jeito de gerenciar egos e vaidades. Sob nova direção, por onde se passa o comentário é o mesmo: o adjunto, que assumiu a titularidade, parece barata tonta em meio intelectuais e artísticas que desfilam na Secretaria.

Museu Goeldi sobe ao
palco em conferência mundial

O biólogo Leo Lanna e o designer Lvcas Fiat estarão no palco principal da conferência mundial do TED, que tem como tema “Uma Nova Era”.  O assunto abordado pela dupla é a biodiversidade amazônica, a partir de estudos desenvolvidos na Estação Científica do Museu Goeldi na Floresta Nacional de Caxiuanã, em Portel, Marajó. O evento anual e que em 2022 retoma seu formato presencial ocorre de 10 a 14 deste mês, com atividades no Vancouver Convention Centre, na cidade de Vancouver, Canadá.

Ciências, arte e política

Leo e Lucas integram a equipe de cientistas e artistas da expedição “Amazônia do Poente à Aurora”, projeto financiado pela National Geographic Society e apoiado pelo Museu Goeldi. Eles dividirão o palco do evento com personalidades das ciências, artes e política, como o ex-vice-presidente americano e ganhador do prêmio Nobel da Paz Al Gore, o empresário e filantropo Bill Gates e a primeira ministra da Finlândia, Sanna Marin.