Acordo que prevê nomear o deputado federal para o ministério envolveu entendimentos entre o governador Helder Barbalho, o presidente Lula e o prefeito Edmilson Rodrigues/Fotos: Divulgação.

A chamada avenida Litorânea, extensão da Marechal Hermes, deverá ser desimpedida dentro dos preparativos para a COP 30.

O deputado federal Celso Sabino, do União Brasil, tem uma avenida inteira – limpa, desimpedida e só dele, por assim dizer – para caminhar tranquilo e calmo até o Ministério do Turismo do presidente Lula, inclusive com o ‘de acordo’ do governador Helder Barbalho e do prefeito Edmilson Rodrigues. Explica-se.

A nomeação de Celso Sabino para o ministério também passa pela cessão da área que a família dele possui no caminho da avenida Litorânea, que leva o nome do poeta Ruy Barata, no complexo Ver-o-Rio, às margens da Baía do Guajará, no bairro do Umarizal.

Derrubada “no grito”

O complexo e a avenida são uma continuação da avenida Marechal Hermes, ambos inaugurados em 2000, na segunda gestão do prefeito Edmilson Rodrigues na Prefeitura de Belém. A obra não pôde ser concluída, porque a família Sabino entrou na Justiça e a questão até hoje não foi decidida.

Para quem não lembra, Edmilson, em um gesto simbólico, tentou derrubar na marra o muro dos Sabinos, que está no caminho da avenida.

Favas contadas

O acordo para conclusão da via litorânea para a COP 30 prevê uma polpuda indenização para a família Sabino, além da construção de um novo porto de escoamento e a nomeação do rebento da família para o Ministério do Turismo.

Tudo acertado entre Ed, Helder e Lula.

Papo Reto

  • Dizem que o governador Helder Barbalho e o MDB já barraram os planos de uma meia dúzia de lideranças políticas paraenses com vistas à disputa ao Senado, em 2026.
  • O pacote inclui a turma de Parauapebas. O atual prefeito, Darci Lermen (foto), trabalhava para eleger seu sucessor e ficar com a segunda vaga do Senado.
  • Todo mundo está careca de saber que Edmilson Rodrigues tem a preferência, desde que reze direitinho pela cartilha de Helder.
  • O prefeito vai à reeleição com apoio do governador, com o vice do MDB; renuncia ao cargo para acompanhar Helder ao Senado e deixa o lugar para o vice. Simples assim, até agora.
  • Após dois anos só aumentando, aluguéis de imóvel começam a despencar no País. 
  • A busca por veículos elétricos usados aumentam 300% no Brasil.
  • O governo autorizou o preenchimento de 4,4 mil vagas em concursos federais.
  • O MEC iniciou consulta pública virtual sobre reforma do ensino médio. Professores, estudantes e gestores podem responder por meio do WhatsApp, celular, computador, e até QR Code.
  • Jamais governado pela esquerda, Santa Catarina é o único Estado do País a alcançar nível mínimo de alfabetização no 2º ano do fundamental.
  • Roubos caem 34% na região central de São Paulo em dez semanas, segundo dados do Sistema de Monitoramento de Cenas Abertas de Uso de Drogas do governo.
  • Acredite, quatorze em cada mil brasileiros, 14% da população, são doadores regulares de sangue.
  • Esse número coloca o País dentro dos parâmetros definidos pela Organização Mundial da Saúde, que recomenda que o índice se mantenha entre 1% e 3%.