Helder chama para si resultado do certame que aponta nova OS para “Abelardo Santos”
Divulgação
Razões não esclarecidas publicamente determinaram o adiamento da divulgação do resultado do certame para escolha da Organização Social que irá substituir o Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (Issa), que cumpre contrato emergencial de seis meses, na gestão do Hospital Público Abelardo Santos, em Icoaraci. O Instituto, para quem não lembra, substituiu a OS Santa Casa Pacaembu, envolvida em falcatruas e desvios de recursos federais destinados à saúde em meio à pandemia no Pará – e responsável pela construção do infame “escondidinho” de respiradores atrás de parede falsa do hospital.
No Abelardo Santos, até a última sex-feira, dizia-se que o resultado do certame teria sido levado para avaliação do governador Helder Barbalho para posterior divulgação – e que o próprio Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia é forte concorrente para se manter à frente da gestão do hospital, apesar da duvidosa “qualificação técnica” para gerir uma unidade de saúde de alta complexidade.
Não se sabe exatamente quantas OS se habilitaram ao certame, mas não faltaram interessados – muitos deles bastante conhecidos. Durante a semana, foram vistos visitando as instalações do Hospital Abelardo Santos o deputado Gustavo Sefer, sócio de OS que administram hospitais públicos em Belém, Santarém e Castanhal; representantes da OS Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano, que administra o Hospital Jean Bitar e o bispo Gilberto Marques, da OS Associação Amazônica Evangélica, que responde pela gestão do Hospital Galileu, em Ananindeua.
No fundo, no fundo
Profissionais do futebol reconhecem, mas não confessam, que à CBF não interessam equipes do Norte e parte do nordeste nos grandes campeonatos nacionais, principalmente nas finais. Deslocamentos aéreos demorados, caros e desgastantes, logística complicada e onerosa, enfim. Para a CBF, time pequeno deveria mesmo permanecer longe dos grande espetáculos, que reúne entre 20 a 30 equipes nacionais. Aí entra o VAR, que aos poucos vai mostrando a que veio, principalmente nas séries B e C – que o diga o Clube do Remo.
Turismo no Pará
Pela primeira vez, o Pará irá sediar um Congresso Nacional de Jornalistas de Turismo, através da Associação Brasileira da categoria, sob a coordenação da Abrajet. Santarém e região serão destinos de mais de 100 jornalistas de renomados veículos de comunicação, incluindo a internet, com esticada até Soure, Salvaterra e Cachoeira do Arari, no Marajó, somando o que o País tem de mais exótico e atraente para expor. Afinal, a pandemia impôs um olhar diferenciado e a nova dinâmica do turismo internacional mira a natureza.
Serviço ruim
Aumentou bastante o índice de cancelamento de corridas por parte de motoristas de aplicativo. Um deles, ouvido pela coluna, explica que tem a ver com o fato de muitos colegas utilizarem outros aplicativos simultaneamente para ter mais alternativas de escolha e melhores corridas. Faz sentido. Uber, 99 e os demais aplicativos precisam desenvolver meios para coibir a irresponsável prática de alguns “profissionais”, que vêm deixando passageiros a ver navios e cancelando corridas ao bel prazer.
Escrito em pedra
Inscrição de 2.550 anos atribuída a Nabonido, o último rei da Babilônia, foi descoberta esculpida em pedra de basalto no norte da Arábia Saudita, segundo a Comissão Saudita para Turismo e Patrimônio Nacional. Uma gravura no topo da inscrição mostra o rei segurando um cetro ao lado de quatro outras imagens que incluem uma cobra, uma flor e uma representação da lua. Essas gravuras são seguidas por 26 linhas de texto cuneiforme, a mais longa já encontrada na região. Nabonido reinou de 555 a 539 antes de Cristo.
Não diga 39
Na matemática, o número 39 não é um número primo e nem perfeito. No grupo do jogo do bicho é coelho. Na numerologia, significa amor pela humanidade e que você deve se concentrar em fazer as coisas boas. Porém, no Afeganistão, os motoristas têm aversão a ele, por algumas razões: uma delas diz que o 39 se traduz na língua local em “vaca morta”, mas outra afirma que a sonoridade da pronúncia se assemelha à da palavra “cafetão”. Devido às crenças no país, ser chamado de cafetão é ofensivo e, às vezes, mortal.
- Tucano histórico e integrante do Grupo dos 11 que, com Almir Gabriel, fundou o PSDB no Pará, tendo sido o primeiro presidente da Executiva Estadual, o engenheiro Paulo Elcídio bateu asas e voou do ninho.
- Não é o primeiro caso de desfiliação no partido desde que o deputado Nilson Pinto se entregou aos caprichos do governador Helder Barbalho, levando com ele toda a bancada na Assembleia Legislativa.
- A debandada, se se pode assim chamar, incluiu outros integrantes ilustres e históricos do partido, como Rosean Brito e ninguém menos que Izabela Jatene (foto), filha do ex-governador Simão Jatene.
- Daniel Peracchi é o mais novo sócio do Silveira, Athias, Soriano de Mello, Bentes, Lobato & Scaff – Advogados, escritório referência na Região Norte.
- O velejador e medalhista olímpico Lars Grael cumpriu agenda de uma semana na região sudoeste do Pará. Grael é embaixador do Belo Monte Comunidade, projeto de responsabilidade social da Norte Energia, concessionária da Hidrelétrica Belo Monte.
- O Aeroporto de Santarém recebeu a certificação operacional, conforme publicação no Diário Oficial da União de portaria da Agência Nacional de Aviação Civil, Anac.
- Em nota, o governo brasileiro pede proteção a civis, acesso à ajuda humanitária e respeito aos direitos humanos, sobretudo de mulheres e meninas, no Afeganistão.
- Medida provisória que facilita a abertura de empresas no País prevê a emissão automática de licenças e alvarás de funcionamento para atividades classificadas como de risco médio.
- O incêndio de monumentos históricos como o de Borba Gato, em São Paulo, e o de Pedro Álvares Cabral, no Rio, deve ser “importado” a qualquer momento para Belém.
- O que se diz é que o alvo de radicais de esquerda será o monumento a Pedro Teixeira, em São Braz.
- O TCU finalmente aprovou o leilão do 5G, com sete ministros acompanhando o voto favorável do relator, ministro Raimundo Carreiro. O edital será publicado em setembro.