O ex-prefeito de Marabá João Salame Neto, que coordenou, no sudeste do Estado, a campanha do governador Helder Barbalho na última eleição, deverá ser acionado pelo MP, por determinação da juíza Danielle Karen da Silveira Araújo Leite, da 3º Vara Cível e Empresarial da comarca, a devolver o dinheiro desviado/Divulgação.
 

No dia 28 de janeiro deste ano, a juíza Danielle Karen da Silveira Araújo Leite, da 3º Vara Cível e Empresarial de Marabá, município da região sudeste do Estado, julgou extinta a ação de improbidade administrativa que tinha como réus João Salame Neto e Alberto Teixeira, os quais foram acusados em inquérito civil de lesar os cofres públicos da Prefeitura de Marabá em mais de R$ 200 mil. A magistrada declarou extinta a ação por superveniência da prescrição intercorrente, em outras palavras, pela morosidade judicial de um processo que se arrastava havia aproximadamente sete anos na comarca.

Toma que o filho é teu

Na sentença, a juíza pontuou que, muito embora a ação tenha sido extinta, o direito do Estado de requerer o ressarcimento do prejuízo é garantido, por força do entendimento do Superior Tribunal de Justiça quando do julgamento do tema repetitivo 1089, que considera o ressarcimento do dano imprescritível.  Ainda na sentença, a magistrada determina que o Ministério Público, autor da ação, promova cobrança do ressarcimento no prazo de 30 dias, sob pena de completa impunidade por parte dos autores do ilícito civil.

As voltas que a vida dá

A Rodovia Transamazônica, que tem como raios difusores os municípios de Altamira e Santarém, berço dos movimentos sociais e de lutas pela terra,  e como ícones a religiosa norte-americana irmã Dorothy Stang, assassinada,  e o bispo Dom Erwin Krautler vê o crescimento acentuado do bolsonarismo em seus ramais e no curso de sua trajetória. Dia12 de março será realizado, em Altamira, o I Congresso de Direita, reunindo lideranças políticas e  empresários regionais, parlamentares como Daniel Silveira e Eder Mauro e o senador Zequinha Marinho. O blogueiro procurado  pela Justiça brasileira Alan dos Santos participará do evento em videoconferência. O presidente Bolsonaro também pode surpreender e dar as caras, dependendo da plateia. Seguidores ele tem na região. E como…