Palestras promovidas pela empresa de arqueologia envolveram professores, alunos, funcionários da escola César Simões Ramalheiro e moradores a serem atendidos pelo empreendimento/Fotos: Divulgação-Inside.

No dia 24 de abril, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, vinculado ao Ministério do Turismo, deu parecer técnico favorável à prospecção da Inside Consultoria Científica, feito em janeiro deste ano, na Área Diretamente Afetada, local em que será construído o Mirante da Serra do Saubal, em Santarém, oeste do Pará. 

O trabalho da empresa de arqueologia integrava as ações referentes ao licenciamento ambiental para a construção do mirante, necessário ao projeto de Avaliação do Impacto ao Patrimônio Arqueológico e à elaboração do Relatório de Avaliação do Impacto do Patrimônio Arqueológico da obra.

 “Estamos satisfeitos por mais um trabalho que irá possibilitar o início da construção de um importante espaço turístico para a cidade de Santarém. Estamos felizes por isso”, destacou o diretor da Inside, Wagner Veiga.

Ainda no parecer do Iphan, foi informado que a Inside não identificou a presença de vestígios arqueológicos. Além disso, a empresa desenvolveu palestras e conversas informais, atividades que integram o projeto educação patrimonial, voltado a professores, alunos, funcionários da escola César Simões Ramalheiro, além de moradores da área da Nova República e demais bairros próximos ao empreendimento.