Em vídeo, a fala do secretário de Segurança, Dênnis Assunção, ex-assessor e homem de confiança do deputado Ivanaldo Braz, com a presença da secretária de Defesa do Cidadão, ambos integrantes da gestão do prefeito Darci Lermen, em Parauapebas/Fotos: Divulgação-Redes Sociais.
Essa é nova: a ‘República de Parauapebas’ avança e interfere pesadamente na política de vários municípios paraenses, entre eles Dom Eliseu, situado no trevo da BR-010 com BR-222, região nordeste do Pará.
O ex-presidente da Câmara de Parauapebas e atual deputado estadual, Ivanaldo Braz, do PDT, articula apoio político e financeiro para o novo grupo político que se formou em Dom Eliseu para disputar as eleições pelo controle da prefeitura do município, ano que vem. O jogo é pesado, como tudo que emana de um dos municípios mais ricos do País – situado no sudeste do Pará -, ameaça estruturas cuidadosamente montadas, mas também abre novos leques de oportunidades políticas para 2024.
O grupo é composto por 12 dos 15 vereadores da atual legislatura: Edilson do Kolyseu; Robson Oliveira; Cabo Alécio; Dione Enfermeiro; Adriana do Pague Menos; Mangangá; Pereira Barreto; Maurílio Lima; Professor Francisco; Cláudia Magevesk; Karty Jhones; e Ronaldo Cabeleireiro.
Além desses parlamentares, outras lideranças políticas se alinharam ao grupo, como o ex-prefeito Jefferson Deprá e os ex-vereadores Cinélia Sousa e Buduia, criando uma dor de cabeça danada para o para o atual gestor, Silon Gama, que tentará a reeleição, e para os ex-prefeitos Ayeso Gaston e Joaquim Nogueira, que sonham retornar o cargo.
Semana passada, operadores políticos de Parauapebas promoveram reunião com os integrantes do grupo, em Dom Eliseu. A comitiva do sudeste do Pará também teve a presença do secretário de Segurança Pública, Dênnis Gabriel Assunção, ex-assessor e homem de confiança do deputado estadual Ivanaldo Braz, e da secretária de Segurança e Defesa do Cidadão, ambos integrantes da gestão do prefeito Darci Lermen.
Janela aberta
Ocorre que, segundo fontes da coluna no município, existe a possibilidade de o ex-prefeito Gaston integrar o novo grupo político, o que estaria dependendo apenas de definição sobre quem ficaria como cabeça de chapa. O vereador e atual presidente da Câmara de Dom Eliseu, Edilson do Kolyseu tem essa pretensão, e o ex-prefeito Jefferson Deprá, também…
O sacolejo promete desarrumar a sala posta a deputados federais e estaduais com influência em Dom Eliseu.