O MP virou as costas para o questionamento do IHGPA sobre o processo pelo qual o governo cedeu o prédio que serviu de residências a governadores do Pará à Igreja Evangélica. O casarão virou templo e estação de rádio e TV. Em Miramar, antiga casa de presidente da CDP amaça desabar/Fotos: Redes Sociais

O casarão do Largo da Trindade, que outrora serviu de residência dos governadores, está em obras. O prédio foi cedido – não se sabe se legal ou ilegalmente – pelo governo do Estado à igreja Assembleia de Deus, que lá instalou uma estação de rádio e TV, além de um templo religioso. A questão relacionada à cessão, em face da laicidade do Estado brasileiro, foi levada ao conhecimento do Ministério Público pela Comissão de Defesa do Patrimônio Histórico de Belém do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, mas o parquet estadual fez-se de ouvidos moucos.

Não sem razão, a igreja, pouco a pouco, vai se assenhoreando definitivamente de todo o edifício, notadamente agora que se vive o período em que os acordos em torno da reeleição do governador do Estado se configuram num vale-tudo, quando até mesmo normas legais são ignoradas para conquistar os necessários apoios políticos.

A cidade onde tudo se acaba

Historiadores de Belém – vivos ou mortos – ou se reviram nos túmulos ou choram pitangas pelos escaninhos das bibliotecas por não terem, apesar de desmedidos esforços, régua para medir o abandono de prédios centenários que, em vez de embelezarem, enfeiam a chamada “Cidade das Mangueiras” ante a inação do Poder Público. Um deles chama a atenção – ainda que por não mexer com os brios do Ipham: a casa que servia de residência para presidentes da CDP, em Miramar. Completamente abandonado, o imóvel é localizado fora do Centro de Belém, portanto, longe dos olhos de quem não quer ver.

Morre aos 80 anos de idade
o homem que matou o guerrilheiro Che Guevara

Morreu aos 80 anos Terán Salazar, o militar do exército boliviano que matou Che Guevara no dia 8 de outubro de 1967, no povoado de La Higuera. Guevara foi abatido aos 39 anos. Terán fazia parte do pelotão comandado pelo capitão – depois general da reserva – Gary Prado Salomón, que contou a jornalistas que a ordem de executar “Che” veio “de cima”, o presidente boliviano René Barrientos. Terán Salazar se voluntariou para o trabalho.

Cenas de uma execução

Nas poucas vezes que falou sobre o caso, Terán Salazar contou como foi a execução: “Sentia que se jogava em cima de mim e quando me olhou fixamente, tive um enjoo. Pensei que, com um movimento rápido, “Che” poderia tirar minha arma. Então, dei um passo para trás, até a soleira da porta, fechei os olhos e disparei a primeira rajada. Che caiu no chão com as pernas destroçadas e se contorceu. Recobrei o ânimo e disparei a segunda rajada, que o atingiu seu braço, ombro e coração”.

Papo Reto

Divulgação
  • O ex-tucano Flexa Ribeiro (foto), que tem aparecido constantemente ao lado do governador Helder Barbalho em campanha pela vaga do Pará no Senado Federal, chama atenção por um detalhe: a camisa azul, cor do MDP, que enverga.
  • Nas suas redes sociais, porém, o ex-senador ainda não trocou a camisa: continua amarela, cor do PSDB. Já, já vai ser chamado às falar.
  • Dizem que o crime não compensa, mas, há divergências. Na Assembleia Legislativa do Pará, por exemplo, há servidores públicos condenados pela Justiça Federal por sonegação fiscal de Imposto de Renda, mas nenhum deputado ou burocrata do alto escalão.
  • De leitor da coluna no sudeste do Pará: loteamento de cargos não é privilégio da UFPA. Na Unifesspa ocorre em escala bem maior, a ponto de uma turma de amigos – dividiam moradia e são filiados ao PT e ao Psol – passarem todos no mesmo concurso para professor no departamento de economia.
  • Alguns deles, aliás, foram candidatos a vereador pelo PSol no interior da Bahia. Êta, Parazão bão…
  • Na Passagem PA 252, no bairro da Água Boa, em Outeiro, vários domicílios, incluindo um abrigo de animais, sofrem com sucessivas interrupções no fornecimento de energia elétrica. A concessionária alega problema da ponte para não poder chegar ao local.
  • A Alubar fez recentemente a primeira entrega de produtos fabricados na Alubar Metals Missouri, sua nova unidade nos Estados Unidos.
  • Foi um volume de 18 toneladas de vergalhões de alumínio entregues à Nehring Electrical Works Company para uso elétrico.
  • Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada apontam que os investimentos avançam 17,2% no Brasil em 2021.
  • Vem aí um grande mutirão nacional oferecendo ao consumidor a chance de negociar suas dívidas com instituições financeiras em condições nunca, jamais, em tempo algum oferecidas.