Atual diretor da Faculdade de Engenharia, o professor Hito Braga se articula para concorrer à vaga de Emmanuel Tourinho, que está em segundo mandato, em 2024, que por sua vez deve oferecer o nome de sua preferência à sucessão, como aconteceu com Carlos Maneschy/Fotos: Divulgação.
 

Prevista para o ano que vem, até agora eleição tem como oficial apenas o candidato da situação, mas ganha novos contornos com a presença do atual diretor da Faculdade de Engenharia, reconhecido nacionalmente como um técnico de primeira grandeza

Os movimentos confirmam as intenções:  o professor Hito Braga irá disputar a Reitoria da Universidade Federal do Pará, que tem eleições previstas para o ano que vem, com o fim do segundo mandato do reitor Emmanuel Tourinho. Titular da Faculdade de Engenharia da UFPA, Hito Braga é nacionalmente reconhecido como um técnico de primeira linha.

Não é exagero dizer, nestes tempos em que a Universidade enveredou definitivamente para a seara política e meio que deixou de lado seu status de academia, que a comunidade universitária acompanha os movimentos de Hito Braga com incontido entusiasmo. Para além dos muros do campus Guamá, figuras proeminentes no mundo político de Brasília se manifestam favoravelmente à candidatura que se desenha. 

Setores decisivos

Verdadeira romaria de prefeitos, vereadores e secretários de Estado acorre ao seu gabinete no Instituto de Tecnologia, mas o que se destaca nesse cenário é o grande apelo da candidatura junto aos setores que compõem a comunidade universitária, principalmente no crítico segmento dos servidores técnico-administrativos, considerado decisivo para a viabilização de qualquer candidatura à Reitoria.

À margem da política

Adesões também seguem aceleradas entre os docentes, grande parte deles interessada em uma candidatura à margem dos grupos políticos que mandam há quase cinquenta anos na Universidade. A natural adesão do segmento discente, inclusive da área de pós-graduação, também considerado nevrálgico, parece ser favas contadas.

Trânsito liberado

Observadores da cena política na Cidade Universitária observam que a candidatura do professor Hito Braga, confirmada pessoalmente ontem em linha direta com a coluna, também tem trânsito bem azeitado nos conselhos de instituições do porte da Federação das Indústrias e da Federação da Agricultura.

Papo Reto

Divulgação
  • O inferno astral do atual mandato do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, deve arder ainda mais a partir da posse, nesta terça, da professora Silvia Letícia (foto) na Câmara de Vereadores.
  • Doutora em educação pela UFPA, Silvia Letícia é coordenadora-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará, o Sintepp, em Belém.
  • A expressão ‘o pão que o diabo amassou’ deve cair bem para a gestão Ed 50: Silvia trabalhará em favor dos trabalhadores do serviço público municipal e da comunidade LGBTQIA+ de Belém.
  •  “O Mandato Coletivo que estará a serviço das reivindicações dos servidores municipais, das trabalhadoras, trabalhadores e do povo pobre da cidade de Belém”, afirmou a professora Sílvia Letícia.
  • O prefeito de Ananindeua, Daniel Santos, e o deputado Erick Monteiro estão se preparando para a guerra, inclusive com aviões, dizem.
  • A nova investida da dupla da chamada ‘República de Ananindeua’ é montar acampamento em Abaetetuba, sem muito gasto – bem ao estilo do Dr. Daniel -, considerando que a região é um espaço político vazio.
  • O locutor esportivo Cláudio Guimarães narra hoje, direto  do Mangueirão, seu Re x Pa 215.
  • Será o jogo número 769 entre os rivais, o clássico mais jogado no mundo, com a disputa do troféu Rádio Clube do Pará, que completará 95 anos dia 22 agora.
  • O troféu será entregue ao vencedor pelo presidente da FPF, Ricardo Gluck Paul e Cláudio Guimarães, que conta 60 anos na emissora.
  • A Academia Paraense de Jornalismo empossa dia 17 deste mês, às 18 horas, na sede da APL, seus três novos membros: Tânia Monteiro, Celso Lobo e João Ramid. Serão saudados pelo acadêmico Otávio Pessoa.
  • O escritor e jornalista Walbert Monteiro programa para o final de maio o lançamento de seu novo livro “Reflexões Libertas”.
  • Se alguém está preocupado com as cédulas de dólares guardadas sob o travesseiro, pode relaxar. Em Londres, onde é difícil encontrar hotel, pub e restaurante, todas as transações são pagas via card.
  • O único alívio para os brasileiros que andam por lá é que para a moeda real, dólar e euro eles estão, sumariamente, andando solenemente…