Resultado corresponde à terceira edição do certame, ocorrida ano passado. Apesar do crescimento do número de candidatos aprovados, Conselho Federal ainda considera como “tímida” a melhoria da qualidade dos cursos de Direito no País.

Um total de 27% dos candidatos paraenses que prestaram o 33º Exame da Ordem Unificado promovido pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil em outubro e dezembro do ano passado foram aprovados. Trata-se do maior percentual de aprovação desde a quinta edição da prova, em 2011.  O percentual corresponde a 1.224 candidatos de um total de 4.521 inscritos, segundo o relatório de desempenho divulgado pelo Conselho.

O número supera as últimas duas edições da prova, quando as taxas de aprovação foram de 15% e 16%, respectivamente. A edição deste ano do Exame está em fase de compilação de dados, enquanto a 35ª edição, em andamento – os dados devem ser divulgados ano que vem.

Embora os números indiquem aumento gradual no percentual de aprovados, o que indicaria uma melhora – ainda que tímida – na qualidade dos cursos de direito, o índice ainda é considerado baixo. A própria OAB Nacional tem reprovado boa parte dos cursos recém-autorizados pelo Ministério da Educação. 

Pontos reaproveitados

Do total de aprovados, 563 examinandos solicitaram o reaproveitamento de pontos da edição anterior para ingressarem diretamente na segunda fase do 33º exame. O reaproveitamento se dá quando acontece a aprovação na 1ª fase (prova objetiva) de um determinado exame, permitindo que o candidato possa prestar diretamente a 2ª fase (prova prático-profissional) imediatamente subsequente.