A Escola Tecnológica Dr. Celso Malcher, além de reduzir os índices de evasão escolar, se destaca pela qualidade do ensino, que rompeu as barreiras de índices abaixo dos níveis exigidos pelo Ministério da Educação/Fotos: Divulgação.
 

O ensino médio no Brasil está longe de alcançar a meta de nota 5 estabelecida pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), medido pelo Ministério da Educação. Entre 2019 e 2021, o ensino médio passou de 3,8 para 4,2, mas, no Pará, há casos que vão na contramão desse cenário. O principal exemplo vem da periferia de Belém.

A Escola Tecnológica Dr. Celso Malcher, no bairro da Terra Firme, saltou de nota 2,9 para 4,6 no último Ideb, superando a meta estabelecida pelo MEC para a instituição, que era de nota 3,1. Vale lembrar que, no curso dos quatro anos do governo Helder Barbalho, as escolas tecnológicas foram remanejadas da Secretaria de Educação para a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica.

Tecnologia e educação

Esse avanço é fruto de um sistema de ensino e aprendizagem que conta, entre outras coisas, com laboratórios makers – espaços onde os alunos têm acesso à robótica, impressora 3D, experimentos e ferramentas que tornam as aulas muito mais interessantes. Escolas tecnológicas, sob a gestão da Secretaria, também ganharam reformas, equipes completas de limpeza e segurança e áreas de lazer e integração.

Educação interessante

Além da boa nota no Ideb, a política adotada pela unidade também possibilitou que a Escola Tecnológica da Terra Firme freasse a evasão escolar, ajustasse as distorções idade-série e passasse de unidade com sobra de vagas no início do ano para uma das escolas mais disputadas do bairro. O sistema desenvolvido pela Secretaria sob a gestão do ex-reitor e professor Carlos Maneschy mostrou como tornar a educação mais interessante.