O ensino médio no Brasil está longe de alcançar a meta de nota 5 estabelecida pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), medido pelo Ministério da Educação. Entre 2019 e 2021, o ensino médio passou de 3,8 para 4,2, mas, no Pará, há casos que vão na contramão desse cenário. O principal exemplo vem da periferia de Belém.
A Escola Tecnológica Dr. Celso Malcher, no bairro da Terra Firme, saltou de nota 2,9 para 4,6 no último Ideb, superando a meta estabelecida pelo MEC para a instituição, que era de nota 3,1. Vale lembrar que, no curso dos quatro anos do governo Helder Barbalho, as escolas tecnológicas foram remanejadas da Secretaria de Educação para a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica.
Tecnologia e educação
Esse avanço é fruto de um sistema de ensino e aprendizagem que conta, entre outras coisas, com laboratórios makers – espaços onde os alunos têm acesso à robótica, impressora 3D, experimentos e ferramentas que tornam as aulas muito mais interessantes. Escolas tecnológicas, sob a gestão da Secretaria, também ganharam reformas, equipes completas de limpeza e segurança e áreas de lazer e integração.
Educação interessante
Além da boa nota no Ideb, a política adotada pela unidade também possibilitou que a Escola Tecnológica da Terra Firme freasse a evasão escolar, ajustasse as distorções idade-série e passasse de unidade com sobra de vagas no início do ano para uma das escolas mais disputadas do bairro. O sistema desenvolvido pela Secretaria sob a gestão do ex-reitor e professor Carlos Maneschy mostrou como tornar a educação mais interessante.