Veja como o mundo dá voltas: a ausência e a presença mais notadas, digamos assim, ontem, na visita do governador Helder Barbalho a Marabá, sudeste do Estado, dia do aniversário da cidade que o governador aproveitou para entregar obras e serviços, atendem pelos nomes de Wanderson Chamon, o deputado estadual Chamonzinho, do MDB, e Manuel Pioneiro, ex-prefeito de Ananindeua e um dos candidatos do Pará ao Senado. A figura de Chamonzinho foi ofuscada pelos holofotes concentrados no “príncipe” de Marabá, Thiago Miranda – filho do prefeito Tião Miranda -, candidato a deputado estadual pelo partido do governador, fato que vem tirando o sono de Chamonzinho, que se remói em ciúmes e temores ante a concorrência que terá para manter o mandato na Assembleia Legislativa, tanto que sequer deu as caras no evento, virando motivo de comentário geral na região.
Pioneiro retorna ao cenário
Quanto a Manuel Pioneiro, emergiu das sombras, sob pressão da “República de Ananindeua”, que cobrou do governador Helder Barbalho, em favor de Pioneiro, a mesma atenção supostamente dispensada ao candidato Beto Faro, do PT, cuja campanha vai de mal a pior e não inspira lá muita esperança. O contraponto desse cenário foi o ressurgimento do ex-deputado Wandenkolk Pasteur Gonçalves, que serviu a vários governos tucanos, andava apagado em uma assessoria da Casa Civil desde o governo Jatene e foi nomeado secretário Regional do Sul e Sudeste, em substituição a João Chamon Neto, pai de Chamonzinho, também candidato nas eleições de outubro.
Uma ladeira para Beto Faro
O governador Helder Barbalho teria passado a considerar o nome de Manuel Pioneiro na corrida pelo Senado depois das conversas envolvendo o próprio candidato e o prefeito de Ananindeua, Daniel Santos. Ontem, no município de Moju, lá estava Pioneiro ao lado do governador e do ex-chefe da Casa Civil Iran lima, candidato à Assembleia Legislativa. Convém lembrar que o município sempre foi área de atuação do deputado Beto (da Fetagri) Faro, com as bênçãos de Iran Lima, diga-se de passagem. Com a candidatura ao Senado agonizando, Beto Faro, que ganhou o controle do PT de Paulo Rocha, mas perdeu o apoio da militância orgânica e do campo da esquerda, deve colocar as barbas de molho ou acaba perdendo o apoio do governador, sem nunca ter tido, de fato.
Papo Reto
- Vão-se os anéis, ficam os dedos. Policiais penais prometem cruzar os braços exigindo direitos em que afirmam estar sendo atropelados pelo governador Helder Barbalho (foto).
- Pelo visto, o governador vai encarar as eleições de outubro sob forte pressão de grande parte da área de segurança pública. Isso não é bom para quem não gosta de opositores.
- O que se diz é que os atuais organizadores do famoso Surf na Pororoca correm para sepultar a memória das primeiras expedições e competições oficiais dessa modalidade, que ocorreram na Ilha de Caviana, em Chaves, e São Domingos do Capim, no inicio do ano de 1999.
- Aliás, foram os primeiros eventos da Secretaria de Esporte e Lazer do Estado, criada exatamente nesse período. O surfista de Niterói Ricardo Tatuí, convidado em destaque, vencedor de um WCT em 1994, em Biarritz, França, foi o campeão das competições em seus primeiros anos.
- Esses eventos foram amplamente divulgados pela imprensa nacional e internacional, com equipe da TV de Portugal na competição na Ilha Caviana, em 1999.
- Outro dia a coluna mencionou a empresa L.E. de Brito, a Higiplex, aquela de um cliente só, o Hospital Regional de Conceição de Araguaia, cujos donos são sócios de uma outra empresa, a Casa de Carne WF, também fornecedora do município.
- Informações enviadas à coluna, ontem, apontam que um dos sócios da casa de carne é marido de uma cunhada do prefeito Jair Martins que, como advogada, trabalha em cargo comissionado no hospital.
- Instrução Normativa da Receita Federal isenta do tributo quem usar os recursos da venda para quitar financiamentos imobiliários contratados anteriormente.
- O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira abriu o período de pedido de isenção de taxas do Enem. Estudantes podem pedir o benefício até o dia 15 deste mês. .
- A Hydro Paragominas iniciou o processo seletivo do Programa Jovem Talento 2022, com a oferta de 70 vagas para quatro diferentes áreas.