Mudanças em Pró-reitorias e setores estratégicos da Universidade visam ajustar a administração no segundo mandato do reitor Emanuel Tourinho que, ao contrário dos comentários, não deve se candidatar a cargo eletivo/Divulgação.

A dança das cadeiras dos ocupantes de Pró-reitorias da Universidade Federal do Pará e de alguns setores estratégicos, procedida neste segundo mandato do professor Emanuel Tourinho,  indicam menos uma possível candidatura do reitor a algum cargo eletivo nas eleições deste ano e mais uma preocupação com a sucessão do atual reitor. De qualquer forma,  as articulações passam diretamente pelo gabinete do atual vice-reitor, professor Gilmar Pereira.

Volta às aulas em março

Falando em UFPA, a Reitoria está firme na intenção de reiniciar as atividades acadêmicas de ensino,  extensão e pesquisa presencialmente,  seguindo todos os protocolos por demais conhecidos,  a partir de 15 de março.  Somente um fato ‘sobrenatural’ mudará esse plano, diz um assessor  bem posicionado na Reitoria. 

Coordenadora de curso de Medicina
entrega cargo por causa da vacina

A professora Selma Kuckelhaus distribuiu carta a professores, técnicos e estudantes na última semana tornando pública a decisão de se desligar da Coordenação da Graduação do Curso de Medicina. A decisão foi motivada pela recente implantação do passaporte sanitário na Faculdade, aprovada pelo CAD para toda a comunidade universitária. Como compõe grupo de servidores não vacinados na UnB, a professora se considera em desacordo com a gestão. 

Risco não supera o benefício

No mesmo, documento, Selma Kuckelhaus acrescenta ser sensível ao momento pandêmico, bem como às soluções criadas para o cuidado dos pacientes, mas lembra  que “as vacinas disponíveis não impedem a infecção e tampouco o contágio,  como demonstrado por inúmeros casos de infecção de indivíduos vacinados”, pelo que entende ser uma incongruência a imposição do passaporte sanitário, desconsiderando os indivíduos que se recuperaram da infecção e que possuem imunidade natural, bem como aqueles que não sentem segurança nas vacinas disponíveis e julgam que o risco supera o benefício.

Papo Reto

Operadores do Direito se dizem espantados com a suspensão imediata de alguns órgãos da Justiça do Estado sem a devida análise de risco.

Para alguns magistrados de carreira, a campanha presidencial vai mostrar não ser bom o envolvimento de juízes em atividade com os políticos. Moro perceberá que foi usado para explodir adversários de políticos, de modo justo ou injusto.

Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária atualizaram as regras para doação de sangue durante pandemia. O período de inaptidão de dez dias vale para quem apresentou sintomas de Covid, incluindo casos leves e moderados.

Belém não está entre as doze capitais aptas a receber as novas redes 5G. Precisa adequar leis e instalar infraestrutura adequada para o funcionamento da tecnologia. Grandes centros urbanos terão uma antena para cada 100 mil habitantes – número dez vezes maior do que o que se usa atualmente no padrão 4G.

O faturamento da indústria de máquinas e equipamentos ultrapassa R$ 222,4 bilhões, subindo 21,6% em 2021. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos.

O governo brasileiro recebeu carta-convite do conselho da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, formalizando o início do processo de adesão do País ao grupo.

Governadores e prefeito em êxtase: a recuperação da economia e os impostos sobre os lucros garantiram aumento recorde da arrecadação federal: R$ 1,879 trilhão, crescimento de 17,36% em relação ao resultado de 2020.

Estudo financiado pelo CNPq aponta que a prevalência do excesso de peso subiu de 42,6% em 2006 para 55,4% em 2019 e a obesidade saltou de 11,8% para 20,3% no período no Brasil. Tudo faz crer que, em 2030, 68% dos brasileiros poderão estar com sobrepeso.

Charge do dia