Governador Helder Barbalho pede a intervenção do pai no Senado para evitar andamento do projeto e usa redes sociais para se manifestar contra a criação do Estado do Tapajós. No plebiscito de 2011, a posição era outra/Agência Pará.

Nada melhor do que um dia após o outro. Em Belém, ontem, ao menos uma emissora de rádio do Grupo RBA, de propriedade da família do governador Helder Barbalho, passou parte da programação apontando os senadores Paulo Rocha, do PT, e Zequinha Marinho, do PSC, como “favoráveis” (ao plebiscito que prevê a divisão territorial do Pará e) à criação do Estado do Tapajós, e Helder, contra. No português claro: o debate foi inserido na peça de campanha à reeleição de Helder Barbalho que, em 2011, apoiava a divisão nos bastidores para desgastar o então governador Simão Jatene. Naquela oportunidade, 98% dos votos do Baixo Amazonas foram favoráveis à criação do Estado do Tapajós.

Manifestação é tentativa
de não desagradar a maioria

Na versão 2021, Helder Barbalho e provavelmente toda a sua família alardeiam que são contra a divisão territorial do Pará e a consequente criação do Estado do Tapajós, o que, por óbvio, não caiu bem na região do Baixo Amazonas, apesar dos salamaleques expostos pelo governador, mais preocupado, a esta altura do campeonato, em não cair em desgraça com as populações de outras regiões do Estado e, principalmente, da capital, Belém. Veja o vídeo no link:  https://youtu.be/iiwVlBiVl5g/Jeso Carneiro-Divulgação

Zequinha e Paulo Rocha
preferem ficar calados

O “oportunismo eleitoral” aparece um dia depois de o governador Helder Barbalho ter manifestado posição, através de suas redes sociais, acerca do projeto de lei que tramita na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Segundo o governador, partiu dele pedido para que o senador Jader Barbalho, integrante da Comissão, pedisse vista do projeto. Provocado pela coluna sobre suposto apoio à criação do Estado do Tapajós, segundo a emissora da família Barbalho, o senador Zequinha Marinho – eventual candidato ao governo – preferiu não se manifestar e Paulo Rocha – ao Senado – não foi encontrado.

Governador entre a cruz
e a caldeirinha em Santarém

Para se ter ideia, o presidente em exercício da Câmara de Vereadores, Alisson Pontes,  diz que,  “apesar da presença constante do Estado na região, a criação do Estado do Tapajós é um anseio da grande maioria da população dos 23 municípios que irão compor a futura unidade federativa”, o que significa que o novo discurso do governador nas redes sociais é zero a esquerda. Uma coisa é tida como certa: vai ser difícil Helder Barbalho convencer seu aliado Nélio Aguiar, prefeito de Santarém, a mudar de lado e até a dividir palanque.

Matéria relacionada

Um estádio de futebol em troca do silêncio?

Leia aqui.

Papo Reto

  • Conhecida rede de postos de combustíveis em Belém passou a vender exclusivamente gasolina aditivada a “preço módico”, como se diz.
  • O problema é que quando a esmola é muito grande, o santo desconfia – no caso, desconfia se o produto é mesmo aditivado.
  • O Instituto Combustível Legal garante que as ações de fiscalização na venda dos produtos “são pontuais” e que os órgãos envolvidos acabam não trocando informações entre si, pelo que cobra ação mais efetiva e dura contra fraudadores.
  • Magistrados, servidores, estagiários e colaboradores terceirizados que atuam no Poder Judiciário em todo o País terão a oportunidade de responder de maneira sigilosa a uma pesquisa do CNJ que pretende levantar casos de assédio moral, sexual ou preconceito que sofreram.
  • Já se tem como certo que o Pix será ampliado para transações internacionais, mas a novidade não tem data certa para entrar em vigor.
  • Governo federal vai devolver R$ 273 milhões ao Ministério da Ciência e Tecnologia como parte dos R$ 600 milhões que foram realocados a outras áreas.
  • O jornal Washington Post reporta que as redes sociais Parler, Gab e Gettr estão tendo sucesso surpreendente no Brasil.
  • Segundo a consultoria Sensor Tower, o volume de downloads desses aplicativos no País só perde para os EUA. 

Charge do Dia