Prefeitura adere a consórcio
para aquisição de vacinas

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, assinou o protocolo de intenções para aderir ao consórcio público instituído pela Frente Nacional dos Prefeitos que prevê adquirir vacinas para o enfrentamento à Covid-19. Menos mal, apesar da negativa anterior. A ideia é comprar vacinas, equipamentos e insumos essenciais. Mais de 100 prefeitos aderiram ao consórcio, que estará apto a adquirir os imunizantes a partir do dia 22 deste mês. 

Vá explicar…

Mesmo com o recrudescimento da pandemia, de acordo com levantamento da Polícia Militar, os números de homicídios do primeiro bimestre deste ano apresentaram aumento de 2,4%, com nove registros a mais. Foram 371 homicídios em 2020, sem pandemia, e 380 em 2021, com pandemia Outro aumento foi registrado nas mortes por intervenção policial: 73 em 2020, contra 82 neste ano, representando aumento de 12%.

Divulgação

Segunda onda

O Brasil registrava, até ontem, 10.646.926 pessoas infectados pela Covid-19. Desde o início da pandemia, o País chora 257.361 óbitos e festeja a recuperação de 9.506.251 pacientes. Em termos globais, a pandemia atinge 114.795.908 pessoas, ceifando a vida de 2.550.334, com 64.938.670 pessoas recuperadas. O balanço é do Consórcio de Veículos da Imprensa.  Segundo o consórcio, terça-feira, o Brasil registrou 1.726 mortes em últimas 24 horas.

Porta aberta

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, com vetos, a medida provisória que autoriza a adesão do Brasil ao consórcio internacional Covax Facility, coordenado pela OMS, para distribuir vacinas contra a Covid-19. A adesão permite o acesso a um portfólio de vacinas em desenvolvimento no mundo, além de outras em fase de análise. Caberá ao Covax Facility negociar com os fabricantes a compra de doses das vacinas em volumes especificados, os cronogramas de entrega e os preços cobrados dos países participantes.

Mais leitos

A Sespa está ampliando a oferta de leitos exclusivos para pacientes com o novo coronavírus. Serão disponibilizados mais 150 leitos – 110 leitos clínicos e 40 de Unidade de Terapia Intensiva. A ampliação começou ontem, com abertura gradual ao longo da semana. Serão 100 leitos clínicos e 20 leitos de UTI no Hospital de Campanha do Hangar; 10 leitos de UTI na Santa Casa; e 10 UTIs e 10 leitos clínicos no Hospital de Marabá.

Parque da cidade

O governador Helder Barbalho retomou as negociações com o Ministério da Infraestrutura e com a Infraero para acelerar o início das obras do Parque da Cidade. Helder se reuniu em Brasília com o ministro Tarcísio Freitas e com representantes da Infraero para tratar da cessão do Aeroporto Brigadeiro Protásio. Outra obra de interesse do governador é o a Porto Futuro, que irá revitalizar sete armazéns da área portuária do centro de Belém.

Justiça ágil

O Tribunal de Justiça do Pará iniciou as providências para a implantação de Unidades de Processamento Judicial unificando em três UPJs, 14 secretarias de Varas Cíveis e Empresariais, no Fórum Cível de Belém. Com as unidades, serão unificados os procedimentos administrativos das Secretarias de forma a contribuir com a agilidade e produtividade da prestação jurisdicional. A instalação formal ocorrerá no dia 12 de abril.

Debate aberto

No centro da polêmica pela manutenção da Justiça do Trabalho, a prisão de quatro desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro, nesta semana, foi o que se poderia chamar de verdadeiro gol contra no time que defende a existência da corte. Os defensores da extinção, porém, seguem argumentando que se trata de uma estrutura pesada e cara, com resultados pífios para o estado brasileiro. O debate está aberto.

Mão na roda

O sonho da população de Castanhal de ter seu Centro de Convenções começa a tomar forma com a apresentação de requerimento do vereador Nivan Noronha à Câmara. Nele, o parlamentar solicita que o prefeito Paulo Titan “esforços” junto à bancada paraense na Câmara Federal, no sentido de captar recursos, através de emendas, para a construção do empreendimento. A bancada federal é coordenada e liderada pelo deputado Hélio Leite.

No limite

A Rede Globo anuncia  a reedição do reality “No Limite”, sucesso nos anos 2000, com apresentação de Zeca Camargo e um grupo de desconhecidos perdidos nos campos do Marajó comendo turu e barriga de caranguejo. O âncora desta nova edição deverá ser Marcos Mion. A torcida agora é para que a aventura se passe novamente em terras paraenses. O futuro do Marajó é o turismo e o reality tem poder de atrair muita gente.

Ciência proibida

A Proposta de Emenda Constitucional 186, cujo relatório foi apresentado no Congresso Nacional na última terça, é o que se poderia chamar de “faca de dois gumes”. A proposta abre a possibilidade de “transferir” recursos da ciência e tecnologia para amortização da dívida pública – sem alardes. Na prática, a chamada PEC Emergencial proibiria a vinculação de receitas a órgãos ou fundos públicos, o que pode significar a extinção, por exemplo, do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Novo achado

Reportagem do “The Guardian” aponta a descoberta de uma floresta petrificada composta por 150 toras e uma árvore de 19 metros e meio com raízes, galhos e folhas.  As toras estavam empilhadas umas sobre as outras. O achado aconteceu na Ilha de Lesbos, Grécia. O pesquisador Nikolas Zouros, professor de Geologia da Universidade do Egeu, que chefia a pesquisa, disse que a árvore completa é um achado único. A petrificação é o resultado de sucessivas erupções vulcânicas ocorridas entre 17 milhões e 20 milhões de anos atrás.

  • O governador Helder Barbalho esquivou o quanto pode – e resistiu – às perguntas de repórteres interessados em saber a razão da manutenção da data das provas do concurso da Polícia Civil em meio à pandemia.
  • No “Mangueirinho”, que passou a atender pacientes com suspeita de Covid-19, a situação é crítica. As 250 fichas disponibilizadas para atendimento não atendem à demanda.
  • Na última terça, por exemplo, os atendentes do serviço médico deixaram as fichas de lado para atender os casos mais críticos. Só que, na metade do expediente, faltaram kits para exames.
  • A crise é braba: a Beneficente Portuguesa fechou as portas; o Hospital Saúde da Mulher, idem; o Hospital Amazônia, idem – ao menos para pacientes com Covid-19.
  • O professor Maneschy conseguiu transferência para o Incor, em São Paulo, onde segue em tratamento contra a Covid-19.
  • Pior para pacientes que não têm condições de procurar outros centros para tratamento. Não à toa – a Justiça está entulhada de ações com pedido de ajuda.
  • O coronel PM Hilton Benigno, da reserva, que é conservador e cristão, assinou a ficha de filiação do Partido Social Cristão, abonada pelo senador Zequinha Marinho, presidente da legenda no Estado.
  • Na gestão estadual anterior, o Coronel Hilton Benigno ocupou os postos de comandante-geral da PM e de secretário-adjunto operacional da Segurança pública.
  • A Stone, empresa de tecnologia em serviços financeiros, tem novas oportunidades de emprego abertas em Belém. Não há data limite para realizar a inscrição no portal.
  • As vagas contam com salário fixo, mais variável relacionada ao cumprimento de metas, além de vale alimentação, refeição, transporte, seguro saúde, odontológico, de vida, auxílio creche e auxílio academia.
  • Pacientes renais e toda a comunidade da nefrologia movimentaram as redes sociais na última semana para cobrar do governo de São Paulo isenção fiscal para as clínicas de diálise conveniadas ao Sistema Único de Saúde.
  • O tuitaço alcançou mais de 3,7 milhões de pessoas em todo o País, mas. Apesar do expressivo engajamento, o governo paulista não se manifestou nem recebe representantes do setor.
  • Aliás, entidades da saúde se unem em campanha contra medida do governo de SP que aumenta ICMS no Estado de 0% para 18% em meio à pandemia.
  • Remédios para câncer, seringas e cadeiras de rodas são exemplos de itens que sofrerão aumento com a nova tributação.
  • A TIM quer reciclar 95% dos seus resíduos sólidos até 2025. A meta foi anunciada no TIM Day, evento em que a empresa discute os seus objetivos no triênio.
  • A coluna perde um amigo de longa data. O advogado Sérgio Couto, ex- presidente da OAB do Pará e ex-integrante do Conselho Federal da OAB sucumbiu à Covid-19. Que Deus te acompanhe, amigo.