Áudio expõe mazelas da Igreja no Pará e
provoca reação de Dom Erwin Krautler

Áudio gravado por um “funcionário” da Arquidiocese de Belém e que circula nas redes sociais acendeu uma luz no fim do túnel das denúncias que envolvem o arcebispo metropolitano, Dom Alberto Taveira, em supostos crimes de ordem moral, mas também acabou expondo algumas diferenças abissais entre o chefe da Igreja no Pará e parte do clero. Se o processo civil aberto contra o arcebispo corre em segredo de Justiça e o processo canônico encaminhado pelo Vaticano idem, a condução do processo que tenta repor verdades escancarou uma chaga complicada dentro da Igreja.

Padres problemáticos

No áudio, o funcionário se dirige a certo Padre Antônio, faz um relato da trajetória de Dom Alberto na Arquidiocese e relata a missão atribuída ao arcebispo pela Nunciatura no Brasil – purificar a Igreja no Pará a partir de uma lista de “padres problemáticos, boa parte composta por homossexuais”, o que ocorreria três anos depois. Ao menos doze seminaristas, além de padres com problemas de homossexualidade foram afastados, quando, segundo o áudio, um “lobby gay” passou a atuar contra Dom Taveira.

Bispo enganado

Ao longo de mais de dez minutos, o áudio segue pontuando a atuação do arcebispo e as tentativas de extorsão feitas por seminaristas e padre, até mencionar a expressão “ódio mortal, ódio figadal” de religiosos, além do Provincial Barnabita, padre José Ramos, que vive em Roma, e de outros segmentos da Igreja contra o arcebispo. Com relação a Dom Azcona (foto), o áudio sugere que o bispo emérito do Marajó “não sabia” que sua assinatura seria usada para a abertura do processo canônico contra o arcebispo.

Divulgação

“Infame agressão”

Uma das reações partiu de Dom Erwin Krautler, 80 anos, ninguém mais do que presidente do Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônica. O bispo se refere ao autor do áudio como “aquele padre que me falaram é assessor na CNBB” e promete enviar o depoimento ao secretário-geral da CNBB por se sentir “imensamente indignado com a infame agressão aos bispos”. O áudio sugere diferenças ideológicas entre o arcebispo e o clero progressista, que quer uma Igreja que leve em conta as peculiaridades da Amazônia.

Mensagens de apoio

Segundo Dom Erwin, todos os bispos do Pará e Amapá enviaram mensagens a Dom Alberto prometendo-lhe orações. “Eu mesmo disse a ele: quem não deve, não teme”. Ao autor do áudio, o bispo dispara: “Você prestou um tremendo desserviço! Tomo a liberdade de enviar o seu áudio agressivo a todos nós bispos e ao secretário-geral da CNBB por conta “dessa acusação ignóbil e infame de sermos, de certa maneira, responsáveis por tudo que está acontecendo. Que Deus o abençoe”.

Combate à corrupção

O Ministério Público Federal no Pará ganha reforço no combate à corrupção com a criação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, Gaeco, no Estado. Nos termos de portaria assinada no último dia 4, foram designados seis procuradores para integrar o grupo com mandatos de dois anos. O Estado é o quarto do País a contar com esse tipo de estrutura de investigação, o que aponta para ações mais agudas contra os desvios de dinheiro, principalmente nas verbas destinadas à saúde durante a pandemia.

Vacina já

O governo do Pará planeja assinar acordo com o Instituto Butantan para aquisição de doses da vacina Coronavac em caso de demora de uma solução do governo federal que permita disponibilizar o produto de forma mais rápida à população. A ideia é adquirir o produto tão logo a comercialização seja autorizada pela Anvisa. Ontem, o governador Helder Barbalho teve reunião com o Ministério da Saúde. A Coronavac está em fase final de testes e será produzida através de parceria com a indústria chinesa.

Pela classe

Há tempos o Sindicato dos Jornalistas do Pará, que conta mais de 4 mil profissionais associados, não vivia uma eleição para a presidência tão comentada e disputada, principalmente depois do fim da contribuição sindical obrigatória, que levou os sindicatos praticamente à bancarrota. Duas chapas disputam a presidência: os jornalistas Evandro Correa, chapa 01; e Simone Romero, chapa 02. Detalhe: o único patrimônio do Sinjor, sua sede própria, foi vendido para cobrir dívidas em uma transação pouco esclarecida.

Conexão alien

Chefe do Programa de Segurança Espacial israelense por quase 30 anos, o general Haim Eshed disse ao jornal “Yediot Aharonot” que Israel e EUA têm lidado com alienígenas por anos. Segundo ele, o presidente Donald Trump sabe da existência da Federação Galáctica e esteve prestes a revelá-la ao mundo: teria sido impedido porque os alienígenas apontaram que a humanidade ainda não está preparada para saber sobre o tema. A cooperação entre os EUA e os alienígenas incluiria ainda “uma base subterrânea secreta em Marte”. 

Gari espacial

A Agência Espacial Europeia vai lançar um coletor de lixo espacial, em 2025. A espaçonave, não tripulada, terá braços robóticos para coletar material que o homem tem deixado há 500 quilômetros da terra desde a década de 1950. Após cada coleta, a espaçonave e o lixo queimarão na reentrada da terra. Nos últimos 60 anos, foram realizados mais de 5,5 mil lançamentos, entre eles o satélite brasileiro “Saci”, que não teve pernas para se posicionar na órbita programada e acabou – coitado – virando do lixo espacial.

  • Convenhamos: o promotor Cezar Mattar era um dos três candidatos favoritos do governador Helder Barbalho para a Procuradoria Geral de Justiça do Estado.
  • Como foi o mais votado, tornou a nomeação do “primeiro da lista tríplice” mais fácil. Simples assim.
  • O que se diz é que o governo do Estado faz uma reforma  em salas do IML e já anuncia como “novo IML”. Nesse ritmo uma “nova administração” surge no Pará, com a reforma  de salas de repartições públicas.
  • A Polícia Civil investiga os passos de certo grupo empresarial que vende automóveis, mas nunca entrega a documentação, ficando o cliente impossibilitado de utilizar o bem e sem informação quanto à solução do problema.
  •  Três mulheres administram o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região desde ontem. São a desembargadoras Graziela Leite Colares (presidente), Maria Valquíria Norat Coelho (vice-presidente) e Mary Anne Acatauassú Camelier Medrado (corregedora regional).
  • Na mesma cerimônia também foram empossados os desembargadores Walter Roberto Paro (diretor da Escola Judicial do TRT8) e a juíza Nazaré Rocha (vice-diretora).
  • Fato considerado muito raro na Igreja Católica é o retorno de um bispo emérito ao comando de dioceses, como aconteceu recentemente em Bragança, sudeste do Pará.
  • Dom Luigi Ferrando foi designado pelo Papa Francisco para responder pela diocese em substituição a Dom Jesus Maria, que se encontra hospitalizado em Belém.
  • Na Cúria de Belém os sacerdotes não acreditam plenamente no retorno de Dom Jesus ao cargo, por conta das sequelas deixadas pelo mal que o aflige.
  • A Sky lidera pesquisa sobre como os assinantes estão se divertindo durante o isolamento social. Na região Norte, a mudança de comportamento dentro de casa consolidou a TV paga como o centro das atenções: 78% afirmaram que a TV foi uma ferramenta de distração e diversão.
  • Além disso, os consumidores entrevistados passaram ainda mais tempo em frente à televisão, sendo 26% referente ao período de 1 a 2 horas e 25% de 3 a 5 horas. A coleta de dados ouviu 9.540 assinantes dos pacotes pré e pós-pago.
  • Será nesta sexta, às 17 horas, a inauguração estátua do poeta Ruy Barata, em tamanho natural, na Praça da República com avenida da Paz.
  • A escultura é um trabalho do escultor, artista plástico e arquiteto Fernando Luiz Pessoa, e será inaugurada pelo prefeito Zenaldo Coutinho, com a presença dos familiares do poeta.