Salesianos entregam chaves da

igreja do Carmo à comunidade

Depois de anunciar o encerramento do Colégio do Carmo, acusando alto nível de inadimplência por conta da pandemia, a Congregação Salesiana dá sinais de que, depois de mais de século, está deixando Belém. Ontem, durante ato religioso no bairro da Cidade Velha, ocorreu a solenidade de entrega das chaves da igreja do Carmo à comunidade “Sementes do Verbo”, a quem caberá animar as atividades pastorais e religiosas. Todos os contatos da coluna com diretores da congregação feitos ontem resultaram improdutivos.

Barulho à toa

Manifestantes se concentram durante parte da manhã de ontem em frente à Câmara de Vereadores de Belém para protestar contra o aumento da alíquota do desconto do IPMB. Acontece que como ainda não precisa obedecer aos regramentos da reforma da previdência, uma vez que PEC paralela 133 não foi votada e muito menos aprovada na Câmara Federal, o prefeito Zenaldo Coutinho retirou o assunto de pauta. Ou seja, os manifestantes fizeram barulho à toa, até porque a sessão havia sido suspensa.

Cabeça da serpente

No primeiro pronunciamento público após as denúncias de crimes por imoralidade, feito ontem, na Catedral de Belém, durante a missa pelo Dia de Nossa Senhora da Conceição, o arcebispo Dom Alberto Taveira (foto) levantou aplausos dos fiéis. Disse que “Nossa Senhora está esmagando a cabeça da serpente” e que “se alguém, com a cabeça do demônio, pensou acabar com a Igreja Católica e com a Igreja em Belém, enganou-se”

Divulgação

Efeito estufa

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, anunciou que a nova meta do Brasil no Acordo de Paris, a Contribuição Nacional Determinada – NDC, da sigla em inglês – será a neutralidade nas emissões de gases do efeito estufa até 2060. Até o anúncio dessa meta, a NDC ratificada pelo governo brasileiro previa que até 2025 as emissões de gases de efeito estufa seriam reduzidas a 37% em relação a 2005, ano em que o País emitiu 2,1 bilhões de toneladas de gás carbônico. Para 2030, a meta previa uma redução de 43%.

Mas, porém…

O grande problema – para o Brasil e para o mundo, diga-se de passagem – é que próximo ao ano de 2060 pode surgir outro presidente negacionista no País propondo nova meta e adiando a chamada “neutralidade carbônica” até o ano 3000. Aí ninguém vai aguenta…

Manipulação de dados

Quanto pesa um assalto a uma joalheria no Centro de Belém com prejuízos de mais de R$ 9 milhões na comparação com um frustrado assalto a um caixa eletrônico do BB em Paragominas por conta da ação policial? Nada. Ou tudo. Por essas e outras, o que se diz é que o governo do Pará vem manipulando os dados sobre a criminalidade na capital. Ontem, informação da Secretaria de Segurança Pública dava conta da redução da violência em Belém no mês de novembro, que teria ficado abaixo apenas do mês de junho de 2010.

Balanço do mês

Nesse quesito, segundo os dados da Segurança Pública, o número computado de crimes violentos letais intencionais – homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte – em novembro deste ano aponta 179 ocorrências, 16% a menos do que no ano passado, quando houve registro de 213 crimes. Os meses de junho e setembro registraram 171 casos. Ainda em novembro, os furtos caíram 38% no Pará. Ano passado, 9.859 casos foram registrados, contra 6.122 neste ano, resultando em menos 3.737 casos, mas, vá saber.

Meia volta

Duas semanas depois de ter publicado edital convocando 141 candidatos aprovados e não classificados em concurso público da Prefeitura de São Miguel do Guamá, supostamente para prejudicar a gestão do adversário Eduardo Pio X, que venceu a corrida na eleição do último dia 15 de novembro, o prefeito derrotado Antônio Doido foi intimado pelo conselheiro Cesar Colares, do Tribunal de Contas dos Municípios, a sustar a medida.

Queda e coice

Pior ainda para o prefeito foi que o conselheiro do TCM também converteu em denúncia, feita pela Ouvidoria da Corte, a notícia da irregularidade cometida pelo gestor. Colares observou que o atual prefeito já estava gastando quase 58% dos recursos para pagar os servidores municipais, contrariando o que determina o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal, que é de 51,3%.

Prêmio à ciência

Pesquisadora do Museu Goeldi, Helena Pinto Lima, e aluno do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Sociocultural da instituição, Jairo Boro Munduruku tiveram trabalhos científicos condecorados pela 8ª edição do Prêmio Luiz de Castro Faria. O prêmio é promovido pelo Iphan para cinco iniciativas científicas relevantes no campo da Arqueologia e que, devido à sua originalidade, vulto ou caráter exemplar, mereçam registro ou divulgação e reconhecimento público.

É do Pará

Com apenas 22 anos, mas surfando desde os nove, o salinense Nayson Costa, deixou o nome da história. Foi o único paraense a conquistar uma etapa do Circuito Brasileiro de Surf Profissional, mês passado, na Praia da Taíba, Ceará, usando uma prancha emprestada. A briga do garoto agora é pelo título brasileiro, na Bahia, mesmo sem apoio oficial, com é praxe. Nayson postula acesso à elite do surf mundial, ao lado de Gabriel Medina e outros.

Menos um

No Dia Mundial contra a Aids, comemorado em 1 de dezembro, as notícias não podiam ser mais alentadoras: o HIV não mata mais como quando surgiu, em 1981, e hoje é possível conviver com a doença por décadas, graças aos novos coquetéis, que combatem o vírus com menor efeito colateral. O número de pessoas infectadas também vem caindo. Campanhas de prevenção,  distribuição de preservativos, conscientização dos jovens sobre os males das DST e gravidez na adolescência resultaram no declínio da doença. 

  • Tudo aponta para de nova eleição no município de Colares, região nordeste do Pará. A candidata que ganhou a eleição para prefeito concorreu com o registro da candidatura impugnada. O recurso especial eleitoral está no TSE.
  • Morreu terça-feira, vítima de Covid-19, o advogado Pedro Paulo Campos, que foi consultor jurídico da Câmara de Belém.
  • Ontem, por conta da perda, a presidência da Câmara decidiu suspender a sessão em homenagem a Pedro Paulo, muito respeitado entre amigos e o setor jurídico paraense.
  • A 1ª Vara de Crimes Contra Crianças e Adolescentes de Belém, que desenvolve o projeto de combate ao abuso sexual infantil, tem novo parceiro.
  • O governo do Estado, através do Projeto Territórios Pela Paz, firmará parceria com o TJ para ampliar o raio de ação do “Minha Escola, Meu Refúgio”.
  • O projeto da Justiça do Pará foi finalista, na categoria Tribunal, do Prêmio Innovare 2020, que destaca as boas iniciativas para aprimorar a Justiça brasileira.
  • O prefeito, Camarão, não conseguiu a reeleição. Provavelmente, com a nova eleição ele não virá mais em face da grande rejeição.
  • Em menos de três dias, mais que triplicou o número de filhotes de tartarugas-da-Amazônia nascidas em Oriximiná, sob os cuidados da Mineração Rio do Norte e comunitário.
  • Dados da empresa de mineração divulgados na última terça-feira apontam a contabilização de mais de 30 mil filhotes, pelo que a natureza agradece.
  • Desde o lançamento do aplicativo Faça Parte, em que o processo de associação ao Sicoob passou a ser oferecido de forma totalmente digital, o Sistema alcançou a marca de quase 100 mil novos cooperados digitais, uma média de 2,5 mil por mês.
  • A instituição avalia que essa marca é bastante representativa para o cenário das cooperativas e, para reforçar sua estratégia de ampliar sua atuação na associação digital, toda tecnologia e processos de onboarding passaram por uma completa reformulação.
  • Quer dizer que a Secretaria de Segurança Pública tem manipulado os números sobre a violência em Belém?