Novo coronavírus pode
ter “linhagem brasileira”

O que está ruim corre para ficar pior. Uol dá conta de que pesquisas da Fundação Oswaldo Cruz apontam que o surgimento de uma nova variante do novo coronavírus detectada em pacientes japoneses tem origem no Estado do Amazonas. As mutações encontradas no vírus teriam criado o que será uma provável nova linhagem brasileira – a B.1.1.28 – e com mais poder de transmissão. No sequenciamento no banco de dados internacional, as amostras colhidas agrupam com as amostras colhidas no Brasil.

Cara e coragem

O Enem, marcado para começar neste domingo, acontecerá presencialmente, apesar do novo pico da Covid-19, da pressão de infectologistas e associações científicas e do medo dos estudantes. O Inep não pretende mudar as datas dos exames mesmo depois de perder um diretor para a doença. Na avaliação do médico Ricardo Schnekenberg, pesquisador da Universidade de Oxford, a decisão é “absurdo do ponto de vista sanitário”.

Fatura paga

Pode até ser conversa de bar, mas, o que se diz entre os coleguinhas é que, ao nomear Max Costa Correa (foto) para a Secretaria de Direitos Humanos, o prefeito Edmilson Rodrigues iniciou um “pagamento de fatura” por favores recebidos durante a campanha. Max Costa Correa, membro de uma das duas chapas que concorreram ao sindicato de classe é ativista do Psol e não mediu esforços para a eleição do prefeito, tanto quanto o prefeito teria feito para eleger uma das chapas. Em terra de muro baixo, como se sabe, as conversas voam.

Divulgação

Rui eterno

A peça de bronze moldada com a figura do poeta Rui Barata, em frente ao Bar do Parque, na Praça da República tem feito a felicidade de muita gente de velhas e novas gerações que aproveitam para os tradicionais selfies. Rui costumava sentar-se na calçada bem próximo de onde está sua imagem como que tornando perene sua presença em um Bar do Parque que nada tem do antigo, senão a nostalgia de um tempo que não volta jamais. 

Justiça ágil

A Justiça Federal no Pará julgou até o dia 19 de novembro passado, 160.926 processos, dos quais 153.074 em 165 dias úteis, desde que começou o plantão extraordinário decretado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região como parte das medidas adotadas para conter o avanço do novo coronavírus.  As movimentações feitas por serventuários da Justiça chegam a 1.853.883, no período. A movimentação processual refere à sede da Justiça Federal em Belém – com 12 varas -, além de duas Turmas Recursais.

Topo da lista

Dados da Sespa apontam que Santarém e Prainha, no oeste do Pará, fecharam 2020 no topo da lista de maiores casos de chikungunya e zika vírus. De acordo com a Secretaria, o Pará registrou 152 casos confirmados, queda de 93,45% em relação a 2019, com 2.322 casos confirmados de chikungunya. Os cinco municípios com mais casos confirmados são Parauapebas (27), Santarém (26), Belém (25), Bragança (15) e Altamira (13).

Mais casos

Ao contrário da dengue e chikungunya, a Secretaria de Saúde aponta que o Pará registrou aumento nos casos de febre por zika vírus. Foram 158 casos confirmados em 2020, correspondendo um aumento de 243% em comparação com 2019, com 46 casos confirmados. Em Santarém foram 74 e Prainha, 78.

A cada mês

A Secretaria de Educação do Estado definitivamente não sabe o que quer quando se trata de cobrar relatórios dos professores. Cada mês é um relatório diferente sobre a mesma coisa. Depois de  exigir material por e-mail e pelo Google Drive, a novidade agora é que os docentes enviem o material pelo Google Forms por período das aulas remotas ministradas.

Com sorte

Para cada turma, são cinco relatórios que devem ser preenchidos um a um pela plataforma, com conteúdo programático  e muito mais. Muitos professores já estão exaustos com tanta demanda repetitiva. Terão sorte se a Secretaria conseguir ler e der a destinação correta ao calhamaço de material produzido e enviado pelos professores.

Dá que é meu

A 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região manteve decisão do Juízo Federal da 1ª Vara da Subseção de Redenção que negou ao pai de uma investigada por fraudes contra a Caixa Econômica e outras instituições bancárias a restituição do aparelho celular da denunciada apreendido em medida de busca e apreensão em sua residência. De acordo com a denúncia, as fraudes bancárias consistiam na subtração de valores via internet banking. A decisão do colegiado ocorreu de forma unânime.

Nada disso

Em seu recurso, o apelante sustentou que a devolução do aparelho seria necessária, pois não figura como investigado nos autos. Ao analisar o caso, o relator, desembargador federal Ney Bello, destacou que consta dos autos que o aparelho celular, mesmo estando em nome do recorrente, foi apreendido na residência dele e na posse de uma das pessoas investigadas, sua filha, daí a relação direta do bem com os crimes apurados nos autos do inquérito.

Nem pensar

Projeto de lei de autoria do senador Álvaro Dias em tramitação no Senado propondo a redução do número de congressistas está fadado ao insucesso. Político não vota nada que seja prejudicial à classe, muito menos diminuir em 30% o número de senadores, função considerada a joia da coroa da carreira política, com oito anos de mandato, presença constante na mídia, mordomias mil e dezenas de funcionários, entre outros luxos.

Trabalho informal

A chamada economia subterrânea sofreu pequena queda na participação na economia brasileira e atingiu 17,1% do PIB, o que representa cerca de R﹩ 1,2 trilhões. O resultado faz parte do Índice de Economia Subterrânea, uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial e FGV que acompanha, desde 2003, a evolução das atividades que operam à margem das legislações e regulamentações que afetam as atividades formais no país. Os impactos afetaram de forma mais intensa os trabalhadores informais.

  • Servidores da Justiça Eleitoral do Pará voltaram às atividades normais amanhã com o fim do recesso forense. Logo, quem não votou nas últimas eleições deve ficar atento aos prazos do Calendário Eleitoral.
  • Amanhã se encerra o prazo para que o eleitor justifique sua ausência às urnas no primeiro turno. Basta apresentar uma justificativa fundamentada ao cartório eleitoral.
  • Dia 28 deste mês é o último dia para o eleitor que deixou de votar no segundo turno das eleições apresentar, em qualquer cartório eleitoral, justificativa fundamentada ao juízo eleitoral.
  • Alguém duvida que tanto as autoridades sanitárias do Estado quanto o Ministério Público viraram as costas para as aglomerações?
  • Não bastasse o que se viu em Salinópolis na virada do ano, as festas que varam as madrugadas na Grande Belém e a multidão na Doca, agora vem o Enem.
  • Estranho, mas, na última segunda, em reunião com técnicos da Semob, o NGTM (Projeto Via Metrópole) apresentaram “obras entregues” pela nova gestão do Estado.
  • A lista inclui a conclusão do prolongamento da avenida João Paulo II e a Rodovia Tapanã, que serão entregues para as devidas manutenções e fiscalizações à prefeitura.
  • O Colégio de Procuradores de Justiça promoveu sessão solene de posse dos novos integrantes da Corregedoria-Geral e do Conselho Superior do Ministério Público.
  • O procurador de Justiça Manoel Santino Nascimento Junior foi empossado como novo corregedor-geral para o biênio 2021-2022.
  • O Procon de São Paulo irá entrar na Justiça contra os reajustes de planos de saúde retomados neste ano por autorização da Anvisa. Aqui, até agora, nada.
  • O Águia de Marabá ganhou apoio da Mineração Buritirama em projeto social que Prevê formar Cidadãos pelo Futebol e tenta tirar jovens da criminalidade. Legal.
  • O Hospital Regional do Tapajós, em Itaituba, sudoeste do Pará, fez sábado 9 a primeira neurocirurgia emergencial em paciente com traumatismo craniano.
  • O paciente foi uma criança de apenas seis meses de idade, que havia caído de uma rede e estava internada há dois dias no Hospital de Itaituba.
  • Flamenguistas se questionam a razão da contratação do atacante Pedro se a equipe tem no elenco Gabigol e ainda despreza o garoto Lincoln.
  • Mais: a equipe tem escalado o garoto Natan na zaga, mas, quando precisa substituir, improvisa o volante William Aarão, quando o lógico seria contratar um zagueiro de alto nível.