Procurador-Geral de Justiça
pede o afastamento de Helder

O procurador-geral de Justiça, Gilberto Martins, adicionou mais uma colher de vinagre à salada política do Estado, ao pedir, ontem, o afastamento do governador Helder Barbalho por causa da compra de 400 ventiladores pulmonares da empresa SKN do Brasil em meio ao festival de gastos feitos em nome do combate à pandemia do novo coronavírus. O procurador denuncia a existência de padrão de “corrupção sistêmica” na administração de Helder Barbalho e coloca mais nove pessoas, entre ex-secretários e auxiliares do governo, além de executivos da SKN, no mesmo balaio de irregularidades.

Efeitos colaterais

O pedido do procurador-geral de Justiça tem múltiplos efeitos: em 112 páginas de acusação e grande conjunto comprobatório, Gilberto Martins não pode ser acusado de omissão na defesa dos interesses do contribuinte; impõe – mais um e – enorme desgaste à administração Helder Barbalho e, por tabela, deixa uma advertência sobre o “conjunto da obra” política que eventualmente poderá se estender à administração do município às vésperas da eleição, na qual o governador manifesta interesse mais que direto. A dúvida agora é saber se o Poder Judiciário irá acatar a denúncia. Façam seu jogo, senhores.

Adeus, João

O professor e jornalista João Carlos Pereira (foto) faleceu na madrugada de ontem, vítima de Covid-19. Ele estava internado em um hospital particular de Belém. João Carlos Pereira também era membro da Academia Paraense de Letras e se destacou pelo conhecimento e pelos comentários durante as transmissões do Círio de Nazaré, evento religioso do qual era pesquisador. Antes de ser entubado, João Carlos publicou um texto nas redes sociais falando da doença e da sua fé na Virgem de Nazaré. Vai em paz, João.

Divulgação

Hora de votar

Não custa reforçar: o horário de votação neste domingo 15 foi ampliado, como medida de segurança conta o coronavírus. Será das 7 horas às 17 horas, com horário preferencial das 7 horas às 10 horas para eleitores que tenham mais de 60 anos de idade. Terão preferência também eleitores com mais de 60 anos, enfermos, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, grávidas e lactantes, e pessoas acompanhadas por crianças de colo. A preferência considera sempre a ordem de chegada à fila de votação, menos para eleitores com mais de 80 anos.

Lista tríplice

A Comissão Eleitoral que preside a eleição para a formação da lista tríplice ao cargo de procurador-geral de Justiça e eleição de membros efetivos do Conselho Superior do Ministério Público aprovou, de ponta a ponta, a lista dos procuradores de Justiça aptos a concorrerem. São eles Cândida de Jesus Ribeiro dos Nascimento; César Mattar Junior; Armando Brasil; Franklin Lobato, Aldo Brandão Saife; e José Maria Lima Júnior.

Verba garantida

Saiu, enfim, a lei complementar que determina que pelo menos 20% dos recursos oriundos da Cfem destinados ao Estado sejam aplicados em atividades relativas à diversificação econômica, desenvolvimento mineral sustentável e ao desenvolvimento científico e tecnológico. A aplicação dos recursos deverá ocorrer em consonância com os planos plurianuais e os orçamentos anuais. Os recursos ficarão sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Ciência, comandada pelo professor Carlos Maneschy.

Inovar é preciso

O projeto do TJ do Pará “Minha Escola, Meu Refúgio” é finalista na categoria “Tribunal”, do Prêmio Innovare. O prêmio destaca as boas iniciativas da área jurídica e colocadas em prática por advogados, defensores, promotores, magistrados e por profissionais interessados em aprimorar a Justiça brasileira. Ao todo, doze práticas disputam a final em seis categorias. O resultado será divulgado dia 1º de dezembro. Idealizado pela juíza da 1ª Vara de Crimes Contra Crianças e Adolescentes de Belém, Mônica Maciel Soares Fonseca, o projeto combate o abuso sexual infantil.

Vá entender

O Hospital Layr Maya, que opera a emergência da Hapvida, faz o inusitado em plena pandemia: destacou um atendente para informar que o hospital suspendeu o atendimento porque está em obras – e indica aos interessados o Hospital Rio Mar, disponibilizando veículo para o transporte a quem necessita. Ocorre que pacientes e acompanhantes nem sempre aceitam esse tipo de gentileza, digamos. Afinal, não há garantia de que ambulância destacada para esse serviço também não represente risco de contaminação.

Novos negócios

Lideranças de órgãos públicos municipais, representantes de comunidades, órgãos de assistência social e associações de moradores estão conhecendo de perto os Programas Ambientais do Projeto Novo Estado Transmissão de Energia. A Engie Brasil Energia deu início às reuniões dos comitês sociais para apresentações dos programas, fundamentais para a proteção do meio ambiente nos distritos e localidades nos 24 municípios atendidos pelo projeto nos Estados do Pará e Tocantins.

Mais um golpe

Vira e mexe os bandidos seguem aplicando velhos golpes, agora, a partir do sul do Pará. São mensagens via Whatsapp do tipo “sua conta do Banco do Brasil está prestes a ser bloqueada pelo governo federal” – o que o banco não faz -, encaminhando acesso para determinado endereço, onde a “mágica” acontece. O resultado é uma “limpa geral” nas contas bancárias. Detalhe: as mensagens chegam eivadas de erros de português, inclusive na grafia Brasil, com “z”.

  • Funcionário do Estado que se submete a exame para Covid-19 fica impedido de trabalhar, mas sofre desconto no valor do vale alimentação proporcionalmente aos dias parados.
  • Amigo da coluna que passou pela Unimed Belém, na noite de segunda-feira, garante ter visto o arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, no serviço de urgência.
  • Andaram publicando a suposta morte do cantor Nilson Chaves nas redes sociais, ontem, A Secretaria de Saúde negou de bate-pronto, por volta das 11h. Ele está sendo medicado normalmente.
  • Não dá para entender o que move as pessoas nesse sentido – não bastassem as perdas já confirmadas em Belém, ou seja lá onde for.  Virou falta de respeito ao próximo.
  • O hospital de campanha instalado no Hangar vive novos momentos dramáticos com pacientes contaminados pelo coronavírus. O atendimento aumenta a cada dia
  • Na última segunda-feira foram registrados ao menos dois óbitos de vítimas de Covid-19, além de quase dez casos de pacientes com parada cardíaca provocada pela doença.
  • A Pró-Saúde está com vagas de emprego em seis hospitais públicos do Pará – em Belém, Ananindeua, Barcarena, Altamira e Marabá. Pessoas com Deficiência podem se candidatar.
  • Representantes da sociedade civil e da área acadêmica farão hoje o primeiro debate virtual, para tratar sobre o Plano Estadual Amazônia Agora.
  • A ideia é ampliar o diálogo sobre o tema com os segmentos considerados fundamentais. O governo será representado pelo secretário de Meio Ambiente, Mauro O’ de Almeida.
  • O Hospital Ofir Loyola abrirá inscrições ao processo seletivo para bolsistas de nível médio que atuarão nos Registros de Câncer de Belém e Ananindeua.
  • Aliás, o Ofir Loyola também fará seleção para contratação de 20 médicos, em caráter temporário.
  • A Via Varejo inaugura mais um centro de distribuição em Marituba, Região Metropolitana de Belém. O novo centro conta com um estoque preparado para atender todo Estado.
  • Mais: o grupo Casas Bahia chega a Ananindeua no próximo dia 19, Vai se instalar no Shopping Metrópole, conforma a coluna antecipou, recentemente.
  • O governo do Pará publicou nota de pesar o falecimento do professor, jornalista e historiador João Carlos Pereira.
  • O Ministério Público Eleitoral bem que poderia se fixar em Canaã dos Carajás. Lá, tem um probleminha chamado Chamonzinho do tamanho de R$ 20 milhões para vencer as eleições, com “laranja” anunciado e registrado na Justiça Eleitoral.
  • O Dieese não mede, mas o preço dos produtos agrícolas na Região Metropolitana de Belém está na estratosfera. Ou é importado ou a produção nacional vai toda para a China – lá onde o mundo faz a curva.
  • Mutatis mutandis: o presidente-eleito dos EUA, Joe Biden, apelou ao patriotismo, implorando que os cidadãos usem máscaras para combater o novo coronavírus. Tá vendo?

Deixe o seu comentário