“Barros Miranda”, segundo servidores, é o sobrenome mais mencionado nos corredores da Codem, coincidentemente relacionados a parentes do presidente Lélio Costa/Fotos: Divulgação.

Leitor da coluna chama atenção – aliás, reiteradamente – para o que considera ‘coincidências de sobrenomes’ que pontuam a administração da Codem velha de guerra, empresa vinculada à Prefeitura de Belém. São tantas, destaca, que os servidores, em vez de Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém, mudaram a designação da autarquia para “Companhia Barros Miranda”.

Barros Miranda é o sobrenome mais comum nos últimos anos na Codem e – seria coincidência? – vem a ser o mesmo da mulher do presidente da companhia, Lélio Costa, Jerusa Miranda. Mas, ‘infelizmente’, acrescenta o leitor, ‘não é coincidência’: são dois cunhados – Thiago Miranda, do setor de Licitação ‘Terra da Gente’, e Bruna Miranda, da área financeira; um sobrinho, Matheus Miranda, assessor, e mais dois cunhadas, sendo uma lotado no setor de limpeza e outra no de serviços administrativos.

‘Conteúdo relacionado’

Só para lembrar: nepotismo, do latim nepos, significandonetos, irmãos ou parentes tem origem nas regalias a que tinha direito a parentada dos Papas na Idade Média. Eram seres de carne e osso cuja principal virtude – quiçá única -, o parentesco, lhes garantia nomeação na corte ou no comando da Igreja. Não se sabe se esse é exatamente o caso da autarquia municipal, mas que tem lá suas semelhanças, tem; ou, qualquer semelhança com os tempos medievais não será mera coincidência.

Restaure-se a moralidade

A situação está tão familiar que as falas de corredores ecoam que a presidente da Codem de fato é Jerusa, restando a Lélio Costa a cômoda posição de “rei da Inglaterra”. Jerusa Miranda é lotada em um gabinete da Assembleia Legislativa, mas cumpre expediente na Codem, onde desfruta de gabinete próprio e, por óbvio, inflama conversas sobre provável manifestação de servidores pela ‘moralização da autarquia’.

Pano de fundo

Há um ano, dados da Codem apontavam que Belém contabilizava 160 mil imóveis irregulares e à espera de regularização, atingindo cerca de 700 mil pessoas. Em janeiro deste ano, a primeira grande ação da autarquia foi a entregar 900 títulos de propriedade para moradores de apenas um bairro, Fátima, em comemoração pelos 407 anos da cidade.

Papo Reto

Divulgação
  • Portaria assinada pelo presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, acaba de designar a conselheira federal pela OAB-Pará, Suena Mourão, para ocupar o cargo de presidente da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade, triênio 2022-2025.
  • Detalhe: na atual gestão nacional, dezenas de advogadas que integram o Sistema OAB-Pará já foram nomeados para exercer importantes cargos na OAB Nacional.
  • O deputado estadual Tony Cunha (foto) tenta coletar assinaturas para criação de CPI para investigar as fontes de financiamento do MST no Pará.
  • A ideia é apontar líderes e políticos que dão cobertura ao movimento. O parlamentar garante que o MST tem cobertura do governo federal e de governos estaduais aliados.
  • Caso se confirme, o clássico Remo x Paysandu, pela Copa Verde, receberá apenas 25 mil torcedores no Estádio Mangueirão.
  • Ou seja, menos da capacidade do estádio antes da reforma, quando podia receber 35 mil torcedores. A atual reforma está projetada para 55 mil torcedores.
  • Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia no Pará, a previsão é que os próximos sete dias sejam de chuvas intensas em Belém e no nordeste do Estado.
  • A alta concentração de nuvens carregadas nessas regiões é um dos fatores determinantes para tempestades no período da tarde e da noite, principalmente entre 18h e 22h.
  • O Instituto aponta que Belém já recebeu uma média de 350 milímetros de água, o que equivale a 70% do volume previsto para o mês de março, que é a média 500 milímetros. 
  • Sempre pautada pelo que está “na moda” e sem novos desdobramentos possíveis para a covid, a grande imprensa elegeu as questões relacionadas a “trabalhos análogos à escravidão” para preencher seu noticiário.