A má sorte do Pará soma, agora, além do senador pelo Estado do Amapá, Randolfe Rodrigues, a substituta do atual prefeito de Belém na Câmara Federal, deputada Vivi Reis: todos conta os interesses do Estado no quesito ferrovia/Fotos: Divulgação.

Não convidem para a mesma praia – com maré alta ou baixa -, representantes da indústria paraense, em que a Fiepa aparece na proa das preocupações, e a deputada federal Vivi Reis, do Psol. Nem ela, nem o senador Randolfe Rodrigues, do Amapá.

A indústria paraense reclama contra a decisão da parlamentar, que substituiu na Câmara Federal o atual prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, de se opor ao projeto Ferrogrão, ferrovia que apita no horizonte do Dia de São Nunca como a redenção do agronegócio no Estado, tal e qual fez Edmilson Rodrigues. Segundo a Fiepa, se o projeto for inviabilizado, irá comprometer a musculatura dos portos do Arco Norte, em especial Vila do Conde, “o porto do descaminho” no Pará.

Os números do prejuízo

O senador amapaense Randolfe Rodrigues foi o primeiro a se manifestar contra o projeto, com ação no Supremo Tribunal Federal, que caiu justamente no colo do ministro Alexandre de Moraes. Agora, a deputada Vivi Reis engrossa a fileira do contra.

Levantamento obtido pela coluna dá um retrato em números das perdas do Pará sem os trilhos da Ferrogrão, considerada, pela indústria paraense, mais importante do que as minas do rei Salomão. Veja os dados:

Papo Reto

Divulgação
  • A segurança pública é o grande problema  no veraneio em Marabá. As gangues de traficantes estão em guerra entre si.
  • Na Praia do Tucunaré, a Marinha do Brasil sequer apareceu. Lanchas e jet-skies fazem piruetas até de madrugada, levando perigo aos veranistas e barqueiros.
  • Morreu hoje, em Belém, vítima de consequências de covid, o médico João Gouveia (foto). Desde 1994, João se destacou como liderança incansável no Sindicato dos Médicos pela luta de garantia dos direitos da categoria.
  • O Rio Grande do Sul será o primeiro Estado a emitir a nova identidade. Em seguida será a vez dos órgãos de identificação civil no Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e Paraná iniciarem a emissão do novo documento.
  • Acredite: Embraer, Airbus e até a Boeing sofrem com falta de peças e de mão-de-obra. O presidente da Airbus na América Latina, Arturo Barreira, diz que a escassez de matéria-prima e peças vai desde assentos até motores.
  • Pesquisadores japoneses criam robôs capazes de salvar vítimas de desastres naturais que atingem o país. Um deles, em formato de cobra, pode ser útil para localizar sobreviventes em espaços apertados.
  • Outro desses robôs, inspirado em cães, está sendo desenvolvido para ajudar em casos de incêndios florestais.
  • Gigantesco incêndio florestal leva a Califórnia, nos EUA, a decretar estado de emergência, mas, curiosamente, nenhum ator hollyoodiano lamentou ou fez protesto nas redes sociais. Nem Di Caprio…