Identificar pontos de risco no trânsito de Belém, considerada uma das cidades mais ‘amigáveis’ do País, soa estranho. Afinal, eles aparecem na maioria dos cruzamentos e se estendem à região metropolitana, até a entrada de Mosqueiro, às vezes. Cidade ‘amigável’ nesse item, portanto, deve ser para quem anda de helicóptero/Fotos: Divulgação-Áudio-Whatsapp.

Em uma cidade que sempre aparece em rankings respeitáveis elaborados por igualmente respeitáveis observatórios técnicos e acadêmicos do eixo Rio-São Paulo, Belém não é exatamente uma cidade friendly, ou amigável aos que insistem em habitar seu território. 

 Observador da coluna lista, no quesito segurança do trânsito nas vias da Belém de hoje, alguns pontos considerados críticos para a sanidade física e mental do indefeso cidadão contribuinte que, ao transitar nesses pontos, por obrigatoriedade de seus deveres profissionais – porque voluntariamente não correriam tamanho risco – circulam no melhor estilo “reze ao entrar e comemore se sair incólume “. São eles:

·         Todos os cruzamentos da outrora segura avenida Independência, com destaque especial à rotatória do 40 Horas, verdadeira ‘roleta russa’ viária

·         Cruzamento da Doutor Freitas com a Senador Lemos

·         Cruzamento da avenida Perimetral, com a entrada do Portão 3, no Terminal Rodoviário da UFPA

·         Intercessão da Bernardo Sayão com José Bonifácio

·         Cruzamento da Barão de Igarapé-Miri, com a rua Augusto Corrêa

Na BR, nem se fala

Isso sem falar no fatídico trecho da BR 316, do viaduto do Entroncamento até o cruzamento da entrada de acesso ao Distrito de Mosqueiro, aliás, trecho da BR-316 considerado o mais mortal do Brasil é exemplo clássico de como não deve ser a engenharia de tráfego.

Mauro Freitas afirma que
busca de solução para o
transporte é seu ‘desafio’

O presidente da Comissão de Transporte da Câmara de Belém, vereador Mauro Freitas, do PSDB, manteve contato com a coluna e disse não acreditar na possibilidade de conluio no processo de licitação que prevê implementar melhorias no sistema de transporte público. O parlamentar foi procurado semana passada para falar sobre o assunto, mas não respondeu aos contatos, fazendo-o somente agora.

Mauro Freitas garante empenho na busca de possíveis soluções para o problema do transporte público e esclarece que já manteve contato prévio com o governo estadual e com a prefeitura a fim de encontrar uma definição, mas apontou a necessidade de desonerar e subsidiar os custos da tarifa como forma de atrair interesse à licitação.

Por fim, o vereador diz que esse é o ‘desafio’ da sua carreira política e que irá se dedicar, seja com a busca de modelos de sistema que deram certo em outras capitais, caso em Curitiba e Fortaleza e se reunindo com os representantes do setor.

“Operação curupira” avança
e atualiza balanço de ações,  
mas há resistência em curso

Deflagrada no último dia 15, a “Operação Curupira” atualizou na manhã de hoje o balanço das ações desencadeadas no município de São Félix do Xingu. Segundo a Agência Pará, desde que foi iniciada, a operação efetuou mais de 150 abordagens a pessoas e carros, motocicletas e caminhões nas barreiras de fiscalização, apreendendo 35 reses, 100 sacas de carvão e onze de cacau sem nota fiscal, bem como o caminhão que transportava a carga. Durante as incursões também foram embargadas três áreas de garimpo.

Audiência acontece hoje

A operação, por óbvio, anda tirando o sossego na região. Tanto que, hoje, o senador Zequinha Marinho deve promover audiência pública na Câmara de Vereadores para discutir a medida, que, segundo dizem no município, considera ‘inconstitucional’. A convocação para o evento está sendo feita por empresários através das redes sociais, advertindo que ‘não se trata de debate político’, mas da defesa dos interesses da região onde a operação do Estado ‘planta o terror’, segundo um dos áudios.