Violência foi contida por militares da Segurança Pública, mas agente penal teve seu veículo incendiado por populares

Uma confusão ocorrida no início da manhã de hoje na confluência das avenidas Augusto Montenegro e Independência resultou no baleamento de um mototaxista por um policial penal que supostamente estaria sob o efeito de álcool.

Segundo informações encaminhadas à coluna, o agente de segurança penal teria partido para cima dos motociclistas que atuam em serviço de aplicativo e a situação explodiu: populares revoltados com a violência atearam fogo no veículo do policial penal, que foi detido por militares e preservado da fúria popular. No chão, visivelmente alterado, o agente penal dizia ser “mentira” a acusação feita contra ele.

Em um dos vídeos feitos, testemunhas afirmam que o acusado avançou sobre o grupo de mototaxistas que se encontrava em um posto de gasolina e iniciou os disparos.

Papo Reto

  • O bispo da Diocese de Ponta de Pedras, no Marajó,  Dom Teodoro Mendes (foto), foi eleito durante a Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida, São Paulo, presidente da Comissão Nacional Episcopal para o Ecumenismo e Diálogo Inter Religioso. 
  • Juízes federais estão inconformados com o que entendem ser ‘perseguição’. Carreiras jurídicas de menor responsabilidade recebem até honorários advocatícios, o que não tem sentido quando o advogado público recebe vencimentos. 
  • Parece mercado jurídico misturado à coisa pública, semelhante a cartórios extrajudiciais, cujos dirigentes vivem como marajás à custa da população  crescer sem controle em volta do Judiciário. 
  •  A estratégia é  desmantelar o Judiciário pelo subsídio, sem vantagem de tempo de serviço, igualando a todos os juízes nas dificuldades. 
  • Por fim, negado o reajuste do subsídio, a magistratura tende a não  ser atraente e deixa o Judiciário vulnerável aos demais poderes. 
  • O Iasep está pior do que o Muro das Lamentações, onde centenas de servidores estaduais se acotovelam buscando soluções para suas necessidades de atendimento médico, negado por clínicas e hospitais que não recebem há mais de cinco meses pelos serviços prestados. 
  • D. Renata, mãe do pequeno Gabriel, diz que desde janeiro peregrina pelos corredores do Instituto em busca de uma simples cirurgia para remoção de adenoide e só ouve desculpas do tipo ‘o material da cirurgia está em cotação para futura compra’. 
  • O clima é de revolta generalizada, sobretudo desde que o Hospital Porto Dias aderiu ao bloqueio aos atendimentos.
  •  Acredite: para entregar uma correspondência “Registrada Urgente” nas principais capitais europeias, os Correios estão levando 20 dias. Imagina não sendo “urgente”…
  • Dias 18 e 19 de maio, Santarém sediará o “I Seminário de Interiorização Jurídica”, da Escola Superior de Advocacia Nacional. Pela primeira vez, o evento será realizado no interior do Brasil.
  • Paralelamente, o município localizado na região oeste do Estado receberá o “II Colégio de Presidentes de Subseções da OAB-PA”, de maneira que os representantes da advocacia paraense apresentem e debatam as principais demandas da classe.