Madeireira usava telefone
do Ibama em Belém para
negociar supercontratos

Divulgação

Sexta-feira, 28 de maio de 2021

A Tradelink Madeiras exportou irregularmente 153,5 mil metros cúbicos de ipê e jatobá da Amazônia para os EUA, Bélgica e Dinamarca sem autorização do Ibama, mas negociou alguns contratos com o uso de telefones da sede da Superintendência do Ibama, em Belém. A informação está no relatório da Polícia Federal que embasou a Operação Akuanduba e envolve o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles (foto). O relatório cita outra evidência de uma atuação da madeireira dentro do Ibama no Estado, segundo documento produzido pelo adido da FWS na Embaixada dos EUA no Brasil, Bryan Landry.

Casa de Noca

A maior apreensão de madeira da história dos EUA se deveu à ação da autoridade correspondente ao Ibama, a FWS, na sigla em inglês. Documento encaminhado pelas Aduanas de Bélgica e Dinamarca à PF aponta que receberam chamadas da Tradelink “realizadas por intermédio de terminais telefônicos da Superintendência do Ibama no Pará”. As ligações teriam ocorrido durante ações dessas autoridades em relação a cargas de madeira ilegal oriundas do Brasil e registradas por autoridades dos três países.

Jogo aberto

Em uma “entrevista consensual” concedida a integrante da FWS, um representante da Tradelink internacional afirmou que, desde as apreensões de cargas ilegais no exterior, a madeireira “havia colocado alguém no escritório do Ibama em Belém para sentar lá todos os dias e garantir que as remessas fossem liberadas”. Essa evidência foi citada na decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que autorizou a Operação Akuanduba.

Os girassóis

Para não dizer que a coluna não fala de flores: Paragominas planta a primeira safra de grãos e aproveita a safrinha, mas, quem passa às margens da Belém-Brasília, entrando ou não no município, se depara com um visual deslumbrante: a plantação de girassóis (foto), que oferecem uma visão espetacular e lembram plantios comerciais semelhantes que vicejam na região sul do País. Além de girassóis, Paragominas também planta gergelim.

Divulgação

É arapuca

A mais nova arapuca instalada em Belém opera a partir da Almirante Barroso, 798, entre Chaco e Humaitá. É a ML Representações, que responde pela Administradora de Consórcio Nacional CNK, que, sem a devida vigilância e se aproveitando de pessoas incautas, vende gato por lebre – no mais das vezes embroma, toma dinheiro e só devolve o valor antecipado pelo cliente em módicas prestações.  Com a palavra a matriz, em São Paulo.

Que crise?

Dados do Observatório do Trabalho-Dieese apontam que o Pará gerou quase 15 mil postos de trabalho nos últimos doze meses no setor comércio, praticamente jogando por terra reclamações recorrentes contra as restrições sanitárias impostas no período por conta da pandemia. No comparativo entre o março do ano passado e março deste ano, mais um resultado positivo: 873 postos. No primeiro trimestre de 2021, a maioria dos Estados da Região Norte apresentou crescimento de empregos formais no comércio.

Dia da indústria

No balanço da Confederação Nacional da Indústria sobre as principais características do setor industrial nos 26 Estados e no Distrito Federal o Pará desponta como um dos que mais cresceram no País nos últimos anos. A indústria hoje representa 31% do PIB do Estado, 3,5% do PIB industrial do Brasil e 50,7% do PIB industrial da Região Norte. O balanço é publicado a propósito do Dia da Indústria, comemorado besta terça. O potencial mineral existente no Pará é um dos principais responsáveis por esse resultado.

Água na fervura

O governo do Pará reage rápido para debelar movimentos que possam empanar a administração. Foi assim no recente caso da Ceasa, onde a hostilidade entre a diretoria  e permissionários caminhava para um fim indigesto, por conta do aumento mensal de mais de 30% no aluguel espaços. Contudo, o movimento de fechar a estrada de acesso à feira para chamar a atenção do governo e da prefeitura teve resultado imediato. Está marcada reunião entre as partes para discutir as demandas e buscar soluções.

Hora da vacina

O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Pará informa que neste sábado, das 9 às 17 horas serão vacinados os professores que trabalham na Educação Infantil e na Educação Especial, independentemente do nível educacional em que atuam. Cabe aos estabelecimentos de ensino fazer a triagem desses profissionais e fornecer uma declaração comprovando as atividades, que deve ser apresentada junto com o RG, CPF e contracheque no momento da imunização.

Por etapas

O sindicato disponibiliza a declaração modelo para utilização das escolas e terá representantes em todos os nove pontos de vacinação oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde em Belém, Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro. Segundo o sindicato, a cada lote de vacinas que o governo do Estado entregar ao município um novo grupo de profissionais da educação será vacinado.

E = m.c²

O papel onde Albert Einstein escreveu a equação de equivalência quantitativa da transformação da matéria em energia – energia é igual à massa vezes a velocidade da luz ao quadrado – foi arrematado em leilão por cerca de R$ 6 milhões. O documento fazia parte de uma carta datada de 26 de outubro de 1946 e dirigida ao físico polonês-americano Ludwik Silberstein, que contestou algumas das teorias de Einstein. Existem apenas quatro documentos da equação escritos de próprio punho pelo cientista. 

  • O MP ultima providências para a aplicação de concurso público de servidores na instituição ainda este ano, na instituição.
  • O certame deverá ser regionalizado e as vagas, destinadas aos níveis médio e superior. Também haverá concurso público para o cargo de promotor de Justiça.

A Universidade do Estado do Pará abre do dia 2 agora, até o dia 11, o período de matrículas para aprovados no processo seletivo deste ano. Neste período, os classificados farão cadastro online.

  • Seria bom que a mesma celeridade das multas de trânsito aplicadas pela Semob acontecesse para a orientação do trânsito em Belém. A fiscalização eletrônica virou receita garantida.
Divulgação
  • A Covid-19 sacrificou o delegado federal aposentado Geraldo Araújo (foto), ex- superintendente da Polícia Federal no Pará e São Paulo, onde chefiou grandes operações e fez a população acreditar um pouco mais no trabalho policial.
  • Segundo a Band News, 68,5% dos brasileiros são contra a decisão do STF de impedir ações policiais nos morros do Rio de Janeiro. Quer dizer, 145,22 milhões perdem para onze  ministros da Corte Suprema.
  • A politização e o apadrinhamento tomaram conta das vagas em tribunais, que não sejam aquelas preenchidas pelo critério de antiguidade.
  • O mau exemplo começa do STF para baixo. Trabalhar e estudar valem menos do que uma carreira de vassalagem no mundo jurídico.
  • Para reforçar sua relação próxima com o povo paraense, a Alubar será, pela terceira vez consecutiva, patrocinadora oficial do Círio de Nazaré. O acordo com a Diretoria da Festa já foi renovado
  • O governo deve propor uma “unificação por baixo” das alíquotas do Imposto de Renda cobrado de investimentos em renda fixa.
  • O que se diz em Brasília é que a renúncia do presidente da Previ, José Maurício Pereira Coelho, se deveu a pressão do Centrão para abrir vagas em instituições como Banco do Brasil e Caixa.
  • Foi Bolsonaro quem determinou a exclusão de nomes vinculados a governos anteriores.

Deixe o seu comentário