Futricas das eleições presidenciais, quando o prefeito Daniel Santos teria evitado a campanha em favor de Lula aparecem como ponto conflitante entre os interesses de governos, ameaçando reduzir a ‘República’ a três personagens – Daniel, Alessandra e Erick/Fotos: Divulgação.

Corre em Brasília informação de que a mulher do prefeito de Ananindeua, candidata mais votada à Câmara Federal no Pará, perderá poder no âmbito dos Correios, conforme acordado e anunciado

É cada vez mais extenso e desgastante o abismo político que se impõe entre o governador do Estado, Helder Barbalho, e a chamada ‘República de Ananindeua’, comandada pelo prefeito do município, Daniel Santos e, agora, pela mais nova integrante da Câmara Federal, a deputada federal mais votada no Pará, Alessandra Haber, mulher dele.

Não à toa, todos os DAS antes ocupados por pessoas indicadas pelo aliado de última hora do governo do Estado estão por ser devolvidos – e os servidores da Companhia de Portos e Hidrovias que o digam. Ao mesmo tempo, a inauguração de obras na cidade, que antes contavam sempre com a presença do governador ou representante dele, agora são prestigiadas apenas pelo deputado estadual Erick Monteiro, ex-vice-prefeito e um dos seus principais aliados na Assembleia Legislativa.

Rio a caminho do mar

O que a República de Ananindeua parece não estar levando devidamente em conta, embalada pelo entusiasmo aparente da população do município, é o tamanho do prestígio político adquirido pelo governador Helder Barbalho junto ao governo federal, a partir da eleição de Lula. E é justamente daí que poderá vir o que seria uma derrota retumbante da deputada Alessandra Haber, que corre o risco de perder o poder de indicação na Superintendência Regional dos Correios no Pará, como havia sido acordado e anunciado semanas atrás.

Eleições presidenciais

O motivo seria o chamado “corpo mole” que ela e o marido supostamente fizeram no segundo turno das eleições presidenciais, ano passado, deixando a desejar na campanha do presidente Lula e empenhando esforços – ainda que na surdina – na reeleição do ex-presidente Jair Bolsonaro, que acabou saindo vencedor no município.

Linha de corte

O Palácio do Planalto foi alertado sobre a suposta traição por observadores da cena política mais próximos do presidente Lula, que prefere entregar a fatia do bolo para aliados indicados, muito provavelmente, pelo próprio governador Helder Barbalho, no Pará. Pelo jeito, ainda há muita água para rolar debaixo dessa ponte, muito mais do que as águas que atrapalham o tráfego na BR, dentro de Ananindeua.

PAPO RETO

  • O ex-deputado estadual Miro Sanova, derrotado na disputa por vaga à Câmara Federal ano passado, é o novo presidente da Funtelpa, como profundo conhecedor de radiodifusão que é – ou deveria ser.
  • Miro substitui Hilbert Carreira no cargo, que passa a ocupar uma diretoria. O Diário Oficial do Estado de hoje também aponta a exoneração de Abílio Martins Júnior da diretoria da Fundação.
  • Duas lapadas seguidas em Re x Pa, uma delas com gosto amargo de eliminação, seria capaz de derrubar um técnico antes festejado?
  • Na inauguração oficial do Mangueirão, ontem, faltou energia elétrica no estádio de 14 horas às 16 horas, prejudicando sobretudo o trabalho das emissoras de rádio.
  • O show de aparelhagens durante a inauguração provocou uma barulheira infernal e ganhou críticas da imprensa e de torcedores
  • O estádio é novo, mas continua com os mesmos acessos estreitos e esburacados de décadas, tanto que o jogo atrasou 15 minutos para esperar o governador, preso em engarrafamento.
  • A FPF quer imitar o chamado padrão Fifa nos jogos regionais, mas acaba prejudicando o trabalho dos repórteres, sem que Sindicato dos Jornalistas e Associação dos Cronistas deem um pio.
  • A Justiça pediu a exclusão de 270 perfis do Twitter que veiculam hashtags relacionadas a ataques em colégios.
  • Em tempo: hashtags são palavras-chave ou termos associados a uma informação ou discussão.
  • O nascimento de bezerros trigêmeos chama atenção em São Tomé, no Paraná: “Motivo de muito orgulho e satisfação”, disse o produtor.
  • Considerada rara, a gestação tripla pode ter sido causada por superovulação.