O vereador Braga Pereira, do MDB, mantém pessoas indicadas no governo do Estado sob o guarda-chuva do presidente da Assembleia Legislativa, Chicão Melo. Como ele, outros entre os 25 parlamentares eleitos no município se encontram no meio da briga do rochedo contra o mar/Fotos: Divulgação.

Tem vereador em Ananindeua sem saber o que fazer depois do desenlace entre o governador Helder Barbalho e o prefeito Daniel Santos. No português claro, como se diz, o rompimento político não atinge apenas as indicações do prefeito e do vice, o deputado eleito Erick Monteiro, mas deve provocar efeitos colaterais inclusive junto a integrantes do MDB em Ananindeua, com ou sem mandato, e uma penca de políticos de outros partidos de alguma forma envolvidos.

Exemplo disso é o vereador Braga Pereira, que costuma amanhecer em caminhadas ao lado de Daniel Santos no condomínio em que residem, despacha no gabinete do prefeito e fez da mulher dele assessora da primeira dama, a deputada federal eleita Alessandra Haber. Braga já foi de copa e cozinha do atual presidente da Assembleia Legislativa, deputado Chicão Melo e, como outros parlamentares e lideranças políticas do município, não desprega os olhos do Diário Oficial do Estado.

Perguntar não ofende

A pergunta mais frequente que se faz em Ananindeua é se o vereador Braga Pereira irá conseguir manter seus indicados – filha, sobrinha, irmão, cunhada e cabos eleitorais – ao governo do Estado sob o guarda-chuva de Chicão Melo?

Nem sempre é possível atender a dois senhores, quanto mais a três…

PT disputa espaço na base,
mas Ana Júlia negocia Basa
diretamente com Lula

A disputa interna no PT entre o senador eleito Beto Faro e o senador em fim de mandato Paulo Rocha e seu aliado, o ex-deputado Zé Geraldo, está em seus primeiros rounds, mas promete duro embate em busca de nomeações e cargos em órgãos federais no Pará.

As ‘meninas dos olhos’ – Sudam, Dnit e Incra, além de vários outros -, dependem das conversações com a cúpula nacional do partido e a aprovação do presidente eleito, que tem lá suas preferências.

Silêncio profundo

A ex-governadora Ana Júlia costura sua condução à direção do Basa diretamente com Lula e não se estressa muito com a contenda de bastidores. Afinal, quem já foi rainha não se imiscui com o baixo clero. Paulo Rocha e Zé Geraldo não sabem ainda os cargos que deverão ocupar e, se sabem, não anunciam. 

Figuras como a economista Esther Bemerguy, Avelino Ganzer, velho amigo de Lula, e Raimundinha Monteiro, ex-reitora do Ufopa, mulher do federal Airton Faleiro e muito ligada ao meio-ambiente poderão ter lugar cativo na nova administração.  

Papo Reto

Divulgação
  • A Prefeitura de Parauapebas, dona de orçamento gigantesco, abastece dezenas de bairros da cidade com água através de caminhões. O prefeito Darci Lermen (foto) está fastado do cargo por decisão da Justiça.
  • Maior produtora de alumínio primário do Brasil, a Albras, pertencente à Hydro e à Nippon Amazon Aluminium Co. Ltd., recebeu pelo quinto ano consecutivo a certificação Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol.
  • A duas semanas da Copa do Mundo, o Brasil esquece a pandemia os confrontos e volta os olhos para os estádios do Catar.
  • A CBF inicia campanha para atrair milhões de torcedores que deixaram de usar a camisa verde e amarela, adotada pela campanha do presidente Bolsonaro, principalmente depois que o craque Neymar gravou campanha explícita para ele.
  • Com a decisão do novo governo de criar o Ministério de Segurança Pública para tirar o Brasil das mãos das milícias, do tráfico, o Ministério da Justiça terá de ampliar suas prerrogativas.
  • O novo governo pretende concentrar e ampliar sua jurisdição nas políticas em defesa das mulheres, igualdade racial e direitos religiosos e humanos, que andam sofrendo sérios revezes.
  • A Câmara dos Deputados finalmente aprovou o projeto que torna hediondo crime sexual contra crianças.
  • A proposta não só aumenta penas desses delitos previstos no Código Penal e no Estatuto da Criança e do Adolescente como também modifica a Lei de Execuções Penais para proibir saída temporária dos criminosos.
  • A Agência Nacional de Saúde Suplementar garante cobertura obrigatória para remédios contra asma e câncer.
  • ]O novo medicamento a receber cobertura obrigatória em tratamentos contra a asma é o dupilumabe, usado para tratar forma grave da doença, com fenótipo alérgico.