Pela mesma rua em que, varrendo os tempos, surgiria a Polícia Militar de priscas eras para corrigir ou empoleirar políticos exacerbados, um dia politicamente quente de sexta-feira, Dia do Servidor Público convenientemente adiado, colocou frente a frente o deputado federal oriundo da Polícia Civil, Eder Mauro, bolsonarista, e sua excelência o governador do Estado Helder Barbalho, lulista.
Nessa refrega pública ridícula, gestos enérgicos de lado a lado, o federal chama o governador de ladrão reiteradas vezes – e ele, aparentemente, nem se importa, respondendo com ‘beijinhos’ -, enquanto os carros que os conduzem se cruzam, junto com a claque inflamada pelo ódio.
Belém precisaria ser refundada para presenciar cena tão deprimente e vergonhosa às vésperas de uma eleição presidencial em que, supostamente, o presente sujo corre para um futuro incerto e não sabido para a população, pois que os contendores, com o meu, o seu, o nosso voto – e nosso dinheiro -, tentam lugar no Olimpo político. Perdemos as medidas do bom senso e, principalmente, a vergonha na cara.
A coluna, nessas circunstâncias, se recolhe à sua insignificância.
Papo Reto
- Parece que na disputa pela Superintendência do Incra em Belém, o deputado estadual eleito, coronel Neil, levou a melhor sobre o federal Eder Mauro (foto), do mesmo partido. A coluna antecipou a refrega.
- Nesta semana, o presidente nacional do Incra, Geraldo Ferreira Melo Filho, esteve em Belém, acompanhado da diretora de Governança Fundiária do Instituto, Eleusa Maria Gutemberg.
- Em visita a Capitão Poço, participaram da entrega de 300 títulos definitivos de terras em clima de despedida do atual superintendente, o advogado Miguel Gualberto, indicado por Eder Mauro.
- Seria bom que o Dnit aplicasse uns R$ 100 mil na manutenção dos retornos ao longo da BR-16, à altura do município de Benevides.
- Na contagem da importância medida na rodovia de Marituba e Benevides, qualquer vendedor de camarão é mais importante.
- Verdade seja dita: a prefeita de Oeiras do Pará, Gilma Ribeiro, promoveu a campanha “Outubro Rosa”, de conscientização e prevenção do câncer de mama, com sucesso absoluto. Centenas de mulheres fizeram exames preventivos e participaram de palestras sobre o tema.
- Oeiras faz parte da Associação dos Municípios do Marajó e tem recebido mais recursos federais e estaduais, graças também ao empenho da prefeita, que está em primeiro mandato.
- Atendendo pedidos de partidos da oposição, maioria do STF votou pela reativação do Fundo Amazônia. A ação pede que o Supremo reconheça a omissão do governo federal em implantar medidas para o desbloqueio de R$ 1,5 bilhão em recursos do fundo.
- A gripe se aproxima da Covid-19 como principal causadora de SRAG, segundo o último boletim divulgado pela Fiocruz. A influenza já responde por 24,6% das hospitalizações por síndrome respiratória viral.