Lívia Duarte e Carlos Bordalo serão os entrevistados por site tido e havido como patrocinado pela Prefeitura de Belém, o que para a concorrência pressupõe abuso de poder econômico/Fotos: Divulgação-Redes Sociais.
Divulgação

Não passa despercebido entre a multidão de concorrentes a cargos eletivos nas eleições de outubro a ‘chamada’ publicada por conhecido site de notícias de Belém para a entrevista com dois destacados candidatos à Assembleia Legislativa do Pará – Lívia Duarte, do Psol, e Carlos Bordalo, do PT. Nem é para menos.

O que se diz, inclusive dentro dos partidos aos quais pertencem os candidatos, é que o site é patrocinado pela Prefeitura de Belém, não por acaso comandada pelo Psol e pelo PT. Então, para a concorrência – para a concorrência – parece claro que a empresa estaria privilegiando candidatos, fazendo uma escolha pelo eleitor, o que não costuma acontecer com os chamados grandes veículos tão abertamente. E a conclusão da concorrência, por óbvio, até por conta da acirrada disputa por voto, aponta para o infame abuso de poder econômico.

Abuso de poder econômico

 “Por uso do poder econômico entende-se o emprego de dinheiro mediante as mais diversas técnicas, que vão desde a ajuda financeira, pura e simples, a partidos e candidatos, até a manipulação da opinião pública, da vontade dos eleitores, por meio da propaganda política subliminar, com a aparência de jornalismo ou propaganda meramente comercial”.

Rumo da prosa

O fato está posto, mas cabe à Justiça Eleitoral ditar o rumo da prosa.

Papo Reto

Divulgação
  • Conhecido bispo de uma diocese da Igreja Católica do Pará tem sido visto a bordo uma vistosa picape Toyota Hilux, cujo preço varia de R$ 240 mil a R$ 350 mil, com motorista.
  • Não é exatamente uma novidade, nem mesmo para a população católica da região, que sabe trata-se de uma diocese rica. Tão rica que se dá ao luxo de mandar funcionário administrativo para Roma.
  • O goleiro Vinícius, do Remo (foto), que andou claudicando nas últimas partidas do Leão Azul na Série C, ganhou um reforço e tanto para sua campanha a deputado federal: toneladas de carne de frango.
  • O que se diz é que a Justiça Eleitoral monitora parlamentares e candidatos que vêm trabalhando freneticamente no cadastramento de eleitores como estratégia para o dia da eleição.
  • O desafio de cada um desses ‘trabalhadores’, dizem, é convencer “a si próprios” a dar o voto a quem tá garantindo a ‘ponta’.
  • Na Rádio Cultura do Pará, que é estatal, e emissoras de rádio do grupo RBA, propaganda eleitoral só de candidatos do MDB e da esquerda. É quando a direita vira zero à esquerda.
  • Fonte ligada ao governo diz que o governador Helder Barbalho não conseguia esconder preocupação ao saber que o presidente Jair Bolsonaro confirmou desembarque em Belém e outras três grandes cidades paraenses.
  • Em reunião de trabalho do Colégio de Subseções da OAB, em setembro, em Marabá, região sudeste do Pará, o presidente nacional, Beto Simonetti, anunciou Santarém como sede de grande ação da Escola Superior de Advocacia Nacional.
  • A iniciativa faz parte do projeto da atual gestão de interiorizar cada vez mais as atividades da instituição. Santarém receberá diretores do Conselho Federal e autoridades do mundo jurídico brasileiro.
  • A coluna está de luto. Perdemos um parente querido e amigo e vamos nos despedir dele, com as honras que merece. Vá na paz de Deus, tio Milton Dutra. Muita luz no seu caminho.