Concurso para Polícia Civil e

PM não fecha conta de promessas

O governador Helder Barbalho anunciou, desde o início da gestão, em  2019, que iria  contratar, através de concurso público, 7 mil novos policiais militares e 1,5 mil policiais civis. O anúncio foi feito, ao longo desse período, durante todas as cerimônias do Sistema de Segurança Pública e publicado nas páginas do governo do Estado. Após 23 meses de gestão, finalmente saíram os editais dos concursos, com 2.405 vagas para a Polícia Militar e 1.088 vagas para a Polícia Civil, mas, não era bem essa a promessa.

Passo atrás

Como a previsão do término do concurso com a formação ocorrerá no segundo semestre de 2022, se não houver nenhuma intercorrência, como será que o governador vai  contratar os outros 5 mil para fechar a conta prometida?  Considerando o número de policiais que se aposentaram e que estão prestes a ir para reserva, o efetivo do Sistema de Segurança Pública será, em dezembro de 2022,  bem menor do que no final de 2018.

Divulgação

“Olha quem veio nos visitar” 

Depois de quase dois anos como inquilino do Palácio do Governo, Helder Barbalho (foto) esteve pela primeira vez, domingo, dia da eleição, no prédio do Centro Estadual Integrado de Inteligência, o CEII, inaugurado pelo seu arquirrival Simão Jatene. Bem, o governador acabou com o Centro de inteligência, como se sabe, mas teve que recorrer ao local para abrigar o improvisado monitoramento das eleições da Segup, função que o CEII cumpria no governo anterior. A placa deixada lá por Jatene foi testemunha da visita inédita.

Menos é mais

As vagas previstas no termo de referência da licitação do concurso da Polícia Civil – edital 01/2019 – eram 1.495, mas, ao final, apareceram apenas 1.088 vagas, ou seja, 407 vagas a menos do que as previstas. Assim: entre preencher as vagas e a empresa organizadora do concurso faturar mais, optou-se pela segunda, subtraindo dos candidatos a possibilidade de concorrer nos dois certames. Resumo da ópera: nem todas as vagas oferecidas no certame serão preenchidas – tanto no âmbito da PM quanto da Polícia Civil.

Mais ou menos

Uma das novidades do edital do concurso da Polícia Civil é que, para ser policial, o candidato não precisa saber nadar, tanto que foi suprimido do certame o teste de Aptidão física de natação. Aliás, no Teste de Avaliação Física previsto no edital, não se sabe ainda qual o percurso mínimo que o candidato terá que percorrer em 12  minutos, isso porque a tabela 13.1 estabelece de 2,2 mil metros, tanto quanto consta na tabela 13.5.

Deu chabu

Os jornalões do Estado andaram publicando pesquisas conflitantes às vésperas da eleição, mas com um dado em comum: os dois davam o candidato do MDB, José Priante, em segundo lugar, com pequenas diferenças. Acabou que o delegado federal Eguchi, além de ultrapassar a casa dos 20% dos votos ao final da apuração, plantou o desassossego nas hostes da esquerda, representada pelo candidato Edmilson Rodrigues, do Psol, e agora é uma dor de cabeça que não tem remédio que cure – ao menos até o segundo turno.

Ataque frontal

É intenso o movimento da esquerda no Pará, através das redes sociais, para conter o crescimento do delegado federal Eguchi, surpresa no primeiro turno com apoio inconteste  dos bolsonaristas. E, com todo o respeito, é igualmente intensa e divulgação de fake news envolvendo o candidato. Estão falando até que o homem pretende acabar com o Círio de Nazaré, vai perseguir homossexuais e quetais. Noves fora o olho de lince da Justiça Eleitoral focado em falsas informações, convém lembrar: quanto mais milho, mais pipoca.

Que droga! 

Para quem duvida que o Pará é uma das principais rotas de tráfico nacional e internacional basta avaliar as 10 toneladas de cocaína e maconha apreendidas somente neste ano, quando o Estado apertou o cerco aos traficantes. As autoridades consideram que esses números podem chegar a 100 toneladas ou mais. Na verdade, o Pará virou um grande produtor. Sol e chuva abundantes beneficiam grandes safras de canabis de boa qualidade e de maior efeito, pela melhoria genética, dizem os especialistas.

Contra o nepotismo

Agência Senado dá conta de que o senador Fabiano Contarato apresentou projeto de lei que proíbe o nepotismo entre o candidato titular ao Senado e seus suplentes. Segundo o projeto, não podem ser eleitos como suplentes de senador o cônjuge do candidato, companheiro e parentes em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau. Além disso, a dissolução da sociedade ou do vínculo conjugal não afasta a inelegibilidade. A proposta tem tudo a ver com o caso envolvendo o senador Chico Rodrigues, flagrado com dinheiro no bumbum: afastado do cargo, o parlamentar cedeu a vaga ao próprio filho.

Vírus high tech

Pesquisadores do laboratório do Massachusetts Institute of Technology acreditam a tosse desenvolvida pela covid-19 é diferente das outras. Eles desenvolveram um algoritmo de inteligência artificial que afirma conseguir detectar se uma pessoa está com covid-19 somente pela tosse. O laboratório garante que o algoritmo tem uma taxa de sucesso de 98,5%. Segundo os pesquisadores, o coronavírus produz sons diferentes que não podem ser ouvidos por humanos, mas podem ser captados por tecnologia.

  • O outrora poderoso PT segue descendo ladeira abaixo: fez apenas dois prefeitos no Pará, e poucos vereadores nas Câmaras Municipais nas últimas eleições.
  • Em Soure, no Marajó, de nada adiantaram as 300 cestas básicas enviadas para distribuição a eleitores pela deputada Divânia Faro ao candidato Nick, do PT. Perdeu de roldão.
  • A cantora Joelma será a embaixadora, em Belém, da Campanha MC Dia Feliz, coordenada pela vice-presidente da Casa Ronald MC Donald, a jornalista Liane Gaby. O evento ocorre dia 21 agora, em todos os restaurantes MC Donalds.
  • Veja que bacana: o vereador Ademir Bitencourt, do Psol de Abaetetuba conseguiu aprovar projeto de lei que garante prioridade de vagas em creches para filhos de mulheres vítimas de violência doméstica.
  • Perguntar não ofende: o que foi feito do projeto da Ceasa que, em 2003 e 2004, fazia entrega de 40 mil pratos por mês de sopa a entidades religiosas de Belém?
  • A Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna irá participar do 75º Congresso de Cardiologia, de 20 a 22 agora, com seis trabalhos aprovados.
  • Referência em cardiologia, o hospital está entre as quatro melhores instituições de saúde do País, inclusive reconhecido com o Selo Ouro de Excelência em Boas Práticas na área.
  • A Uepa está com inscrições abertas, até amanhã, para a seleção dos Programas de Residência Médica. São 218 vagas em Belém, Ananindeua e Santarém,
  • A edição de novembro do Simineral ON lançada na última segunda traz destaques como o Prêmio de Comunicação, cuja última edição ocorreu em 2018.
  • Esforço conjunto permitiu a criação, na última semana, da Área de Proteção Ambiental Jará, em Juruti, oeste do Pará.
  • A iniciativa teve a parceria da Alcoa, prefeitura e Imazon, com investimento de R$ 1,5 milhão, por meio da Alcoa Foundation.
  • O Mining Hub, primeiro hub de inovação aberta do setor mineral do mundo, lançou o quinto ciclo de desafios do programa de inovação aberta M-Start.
  • A Mineração Rio do Norte participa apoiando dois desafios: Tratamento de Água para Retorno ao Meio Ambiente e Monitoramento da Eficiência Energética.
  • A Rede, empresa de meios de pagamentos, vai isentar todos os seus clientes do pagamento do aluguel de suas maquininhas referente ao mês de novembro, no Amapá.
  • Cerca de 1,7 mil varejistas serão beneficiados pela isenção, de maneira automática. Adicionalmente, pequenas e médias empresas, autônomos e microempreendedores passam a receber o valor das vendas em apenas dois dias.
  • A condição se aplica às vendas no cartão de crédito à vista, realizadas por empreendedores e empresas com faturamento de até R$ 30 milhões por ano.