Clínica de estética funciona em imóvel público desapropriado pelo governo de Alacid Nunes

Dia 10 de setembro, de 2021, 13 horas

Divulgação

Não se sabe quando e muito menos quem invadiu e graciosamente se autointitulou locador do imóvel público adquirido através de desapropriação pelo governo do Pará nos idos dos anos 1980 pelo então governador Alacid da Silva Nunes. Supreendentemente, no imóvel, localizado em um dos bairros cujo metro quadrado é considerado um dos mais caro de Belém, o Umarizal, ao lado da Escola Estadual de Ensino Fundamental “Waldemar Ribeiro”, à D. Romualdo de Seixas, 599, surgiu uma clínica de estética (foto)– e não se tem notícia, ainda, de que o governo do Pará esteja oferecendo consultas com esteticistas.

Esbulho possessório

A coluna possui documento de registro de imóveis onde constam a desapropriação e o proprietário. Agora, não é possível crer que a Secretaria de Planejamento, que administra os imóveis do Estado, não tenha dado conta desse absurdo ou esbulho possessório contra um patrimônio que pertence ao povo. Pior ainda é a Secretaria de Educação ter uma escola ao lado e nada perceber: a escola “Waldemar Ribeiro” foi construída no terreno que pertence ao dito imóvel. Com a palavra, a Seplad, a Seduc, a Procuradoria-Geral do Estado e o Ministério Público. Afinal, alguém precisa descortinar esse imbróglio.

As nuvens e o vento

Como diz o velho ditado, eleição é como nuvem: a cada lufada de vento, um novo formato. Tudo parecia tranquilo no caminho da reeleição do governador Helder Barbalho, com a maioria dos Poderes constituídos e partidos políticos dando-lhe  sustentação de um lado e a fragmentação ou cooptação da oposição, do outro. E eis que os ventos se insurgem contra o establishment acumulando, no mesmo cenário, além das muitas denúncias de corrupção e desvio de recursos públicos, dúvidas sobre como será o amanhã. Não que o governador do Pará não trabalhe com um Plano B, como convém aos estrategistas.

Efeito provável

A eventual proibição da venda de três espécies de peixes capturads em lagos e rios da Amazônia – além de outras, provenientes do mar – supostamente responsáveis pela transmissão da Doença de Half, ou “Doença da Urina preta”, deve se propagar pelo Pará, inclusive em Belém, onde, é bom lembrar, o governo Helder Barbalho segue ignorando o papel estratégico da piscicultura profissional, que conduziu Estados como Paraná e Mato Grosso do Sul a outro patamar no cultivo seguro e em alta escala. A se confirmar caso da doença no Estado, o tempo promete fechar.

Executa e concilia

Com o slogan “Cada solução, um recomeço”, a Justiça do Trabalho em todo o Brasil estará voltada, de 20 a 24 de setembro, para a Semana Nacional da Conciliação e Execução Trabalhista. Juntaram as duas coisas para buscar mais efetividade nas decisões, especialmente em um momento tão complexo como este, de pandemia. No Amapá, o TRT programou atividades para incentivar que reclamantes e reclamados encontrem um fim aos seus processos e pendências judiciais. Em Belém, Parauapebas e Macapá, toda a máquina do Tribunal está pronta para alcançar os melhores resultados do ano.

Quem vai quer?

A Justiça do Trabalho também está atrás de pessoas que foram buscar seus direitos e não conseguiram. Até agora, mais de R$ 50 milhões estão aguardando para serem levantados pelos reclamantes que tiveram direitos reconhecidos em processos trabalhistas, mas que nunca foram receber – e, como isso, tem prazo de validade, para que esse valor não seja revertido para o orçamento federal, o TRT8 criou o Projeto Garimpo, indo atrás de quem ainda não pegou seu dinheiro. Convenhamos, nunca o caminho da Justiça foi tão fácil.

Nova plataforma

A PlenaMata entra em cena para ajudar a monitorar em tempo real o desmatamento da Amazônia. Criada a partir da união entre as empresas Natura, Mapbiomas, InfoAmazonia e Hacklab, a ferramenta promete disponibilizar informação de forma acessível para gerar conhecimento e mobilização pela conservação da floresta, com a utilização de um contador de árvores derrubadas por minuto e hectares desmatados, a partir de informações diários capazes de de gerar mapas e gráficos interativos, inclusive com recortes territoriais.

  • Todo o calçamento da Praça Siqueira Campos, conhecida popularmente como “Praça do Relógio”, cujas obras de revitalização ainda não completaram um ano, já mostra sinais de deterioração em alguns pontos com a falta das pedras portuguesas do qual é composto.
  • Inaugurada no início da década de 1930, o logradouro é um dos  mais conhecidos da cidade.
  • Moradores da rua Presidente Pernambuco, em Batista Campos, amargaram o feriado de 7 de setembro no desconforto da falta de energia elétrica.
  • Tudo por conta de um transformador que é sobrecarregado na maioria das vezes em que há atividades da igreja da Trindade.
Divulgação
  • Em áudio que circula nas redes sociais, o vereador Bob Fly (foto), expulso do PDT de Ananindeua, anuncia que sairá candidato à Câmara Federal.
  • Segundo ele, sua expulsão decorreu do fato de se negar a pressionar o prefeito Daniel Santos por espaços para o partido na administração local. “Essanova”…  
  • Com o setor produtivo quedo e mudo com pavor de represálias, o Diário Oficial do Estado publica mais uma mudança na Sedap: o contador Raimundo Feliz assumiu cargo na diretoria de Pesca e Aquicultura.
  • Por falar na Sedap, servidores afirmam que a morte de uma colega, ontem, com suspeita leptospirose, está ligada à enorme população de ratos que “brincam de pira” no prédio da Secretaria.
  • Visitantes de Mosqueiro reclamam bastante da precariedade da estrada de acesso à Baía do Sol. Virou buracolândia.
  • Acredite, o crédito imobiliário da Caixa bateu recorde em agosto. O banco emprestou R$ 91,1 bilhões para 1,6 milhão de mutuários em um ano.
  • Nova MP do governo federal, editada semana passada, permite a construção de novas ferrovias por meio de autorização simplificada, sem a necessidade de leilões de concessão.
  • Pelo menos dez pedidos de construção já deram entrada no Ministério dos Transportes.