Divulgação

O homem da limpeza

Mais do que novo secretário de Transporte, nomeado sexta-feira para substituir Pádua Costa, exonerado depois de ter sido preso pela Polícia Federal na operação que investiga denúncias de corrupção envolvendo OS, hospitais de campanha e o governo do Pará, Adler Silvestre (foto) se destaca por ser uma espécie de faxineiro do governo. Começou como adjunto na Secretaria de Planejamento e depois foi convocado – por competência – para “limpar” deslizes administrativo na Cohab, Faz sentido.

A voz do povo

Prova de que a fé remove montanhas – no caso, a montanha de cuidados e protocolos oficiais que fizeram de uma das maiores manifestações religiosas do País, o Círio de Nazaré, um “círio ausente”. Nem a missa na Basílica, de portas fechadas e restrita ao clero e aos diretores da Festa abalou os fiéis nos quatro cantos da cidade. Com ou sem máscaras, devotos se deixaram levar pelo amor à Virgem e se juntaram em louvor à Padroeira. Realmente, à revelia dos poderes oficiais, o povo católico do Pará fez o Círio deste ano.

Combustível em alta

Com divulgações regulares dos preços dos combustíveis em postos de todo o País, a base de dados da Agência Nacional de Petróleo está paralisada desde o final de agosto, deixando em aberto o fechamento do próprio mês e afetando até o mês de setembro. Nada, nada, isso representa o seguinte: sabe-se apenas da alta de preços na hora de abastecer, mas a noção de valores ao longo deste ano se evaporou como o etanol.

Informações em baixa

Esses dados são fundamentais para que a sociedade possa ter um termômetro, além de estabelecer um ranking nacional sobre preços. No caso do Pará, até julho, segundo estudos do Dieese, o Estado ocupava o 9º lugar no ranking de gasolina e 3º lugar na venda de diesel mais caro do País. No rastro da gasolina, como se sabe, todos os preços costumam subir por estas bandas em função do valor dos fretes de transporte de mercadorias.

Explique-se

Não se sabe o porquê, mas Salinas, que experimenta um extraordinário desenvolvimento urbano e tem seu crescimento concentrado na área do Atalaia-Farol Velho, não possui caixas eletrônicos na cidade. No entorno da sua praia mais importante, Atalaia, não há sequer uma farmácia, posto médico, ambulatorial ou de emergência. Nos fins de semana, quando cresce o fluxo de visitantes, os veranistas sofrem com essas carências.

Risco de falência

Dados da União pelas Escolas Particulares de Pequeno e Médio Porte apontam que 30% a 50% desses estabelecimentos no Brasil estão sob o risco de falência em razão da pandemia do novo coronavírus. Em 95% delas já houve cancelamento de matrículas. De acordo com estimativas da Federação Nacional das Escolas Particulares, cerca de 10% das instituições voltadas para o público infantil já encerraram suas atividades e, para sobreviver, o caminho é a chamada recuperação judicial.

Chip animal

A Prefeitura de Capanema adotou um sistema inteligente de proteção aos animais. Mês passado, em parceria com uma Ong e acompanhamento do MP, o projeto Proteção Animal castrou 150 cães e gatos para evitar maus tratos, mesma providência já adotada para proteger cavalos utilizados em 55 carroças no município. Esses animais, cães e gatos receberão um chip de monitoramento que lhes garantirá a segurança e a saúde devida.

Apaga isso

O que se diz é que, em Dom Eliseu, município da região sudeste paraense, câmeras registraram máquinas do governo do Pará fazendo a limpeza de um terreno onde foi realizado um comício do candidato a prefeito Joaquim Nogueira Neto. Os veículos – caçamba, patrol e um carro-pipa, que atuam em asfaltamento de ruas – foram retirados das obras para “apagar” os vestígios do comício do candidato apoiado pelo governador.

• Neste início de campanha política, virou moda candidatos prometerem auxílio mensal aos desempregados e necessitados e doação de salários para instituições de caridade.

• Aliás, a cada eleição – ou seria a cada Círio? – requenta-se com mais vigor a promessa de construção da “Alça-Viária-Outeiro-Mosqueiro”. Pelo menos dois candidatos a prefeito de Belém já andam prometendo o conjunto de pontes.

• O único hospital particular de Conceição do Araguaia que vinha testando pacientes suspeitos de Covid-19 descredenciou a prefeitura para qualquer tipo de atendimento, por falta de pagamento.

• Velhas raposas da política em Castanhal não perdem o faro. Neste ano, um ex-prefeito e o atual, que tenta a reeleição, ofereceram candidatos a vice na chapa Júnior Hage.

• No pacote, a Secretaria de Saúde para a composição, proposta recusada. Com ofertas do tipo “toma lá, dá cá” tiveram que buscar aliados já incompatíveis em outros pleitos.

• O novo juiz substituto do TRE, categoria de Jurista, é o advogado Diogo Conduru, já convocado para integrar o Plenário, em substituição a Alexandre Buchacra.

• Aprovado pela Câmara de Belém sem combinar com a população, o projeto que muda o nome da travessa Souza Franco para Antenor Vital Cantanhêde, em Icoaraci, façanha do vereador Manão, tem tudo para não “pegar”.

• A mostra “Baleia à vista”, inaugurada pelo Museu Goeldi em outubro de 2019, reúne esqueletos e peças ósseas de cinco das espécies de baleias que ocorrem na Costa Norte do Brasil.

• A exposição e o Aquário Jacques Huber, no Parque Zoobotânico, onde está montada, podem ser visitados online pelo portal do Museu Goeldi.

• O Portal de Belém tem sido muito procurado para caminhadas, corridas e lazer, mas a velocidade do trânsito ameaça a segurança dos visitantes. Convém prevenir para não remediar.

Deixe o seu comentário