A confirmação do nome do ex-ministro da Educação do governo Michel Temer Rossieli Soares, que também foi secretário da pasta em governos de São Paulo e no Amazonas, para a Secretaria de Educação do governo Helder Barbalho, em substituição à ex-prefeita de Mocajuba Elieth Braga, aponta para um detalhe interessante, senão dois: a vice-governadora eleita Hana Ghassan perde espaço na nova gestão, mas os técnicos de carreira da Secretaria de Planejamento e Administração, que passa para o comando de Elieth Braga, seguem ‘na bronca’.
Fontes oficiais – e principalmente as não oficiais do governo do Estado – garantem que Elieth Braga será a nova titular do Planejamento e Administração, deslocando o atual secretário, Ivaldo Ledo, também integrante do grupo de Hana Ghassan, para a Secretaria-Adjunta, de onde saiu para suceder a candidata e vice eleita na chapa de Helder.
Ivaldo Ledo também não caiu nas graças dos técnicos da Seplan, quer por não se desincumbir satisfatoriamente da gestão, quer pelas escolhas políticas – ele e Hana são dados como bolsonaristas.
Estragos na Educação
Contra Elieth Braga pesa o que até as garças da Praça Batista Campos entendem como temerária condução da Educação no Estado, onde sobram contratos milionários para execução de serviços e obras raquíticos e precarização dos prédios escolares – alguns interditados por ações do Ministério Público – e deslocamentos de turmas inteiras de um prédio para ocupação de outro já ocupado, provocando redução de turnos e evasão escolar, não bastassem outros problemas bem graves.
Queda para cima
Hana Ghassan não perdeu de todo. Mantém seu feudo concentrado na pasta, mas os técnicos de carreira da Secretaria, com expertise em planejamento e orçamento público se manifestam decepcionados, enquanto o governador tenta, com a nomeação de Rossieli, considerado um técnico gabaritado, corrigir os estragos na Educação. Lá sim, servidores e profissionais comemoram a ‘queda para cima’ de Elieth Braga que, dizem, deixa a Secretaria em situação de terra arrasada.
Jader Filho é o novo ‘pai’
Nos bastidores do Poder é dada como ‘possível’ a manutenção de Adler Silveira como titular da Secretaria de Transporte do Estado. Adler Silveira é enteado de Elieth Braga, também ligado a Hana Ghassan, mas, segundo os boatos, a paternidade da permanência no cargo no novo governo não é atribuída a Hana, mas ao presidente do MDB no Pará, Jader Filho que, ardilosamente, usou o peso político de mandatos de dois deputados federais eleitos do MDB para manter o secretário.