Divulgação

Ônibus movido 100% a energia
Elétrica  irá ligar Belém a Castanhal

Segunda-feira, 5 de julho de 2021

Está em fase de conclusão a instalação dos pontos de abastecimento para que comece a circular, nas dependências da UFPA (foto) e no trajeto Belém-Castanhal, o primeiro ônibus movido 100% a energia elétrica do Norte do País. O projeto também marca a inauguração do primeiro corredor verde da região. O projeto desenvolvido pelo Sistema Inteligente Multimodal da Amazônia usa como base o funcionamento de uma cidade de médio porte. A ideia é atrair prefeitos interessados no uso de veículos sustentáveis nos municípios paraenses.

Faz de conta

O deputado Carlos Bordalo votou contra o PL que beneficiou a família Freire-Acatauassu com 200 quilômetros de terras em Paragominas, região nordeste do Estado. Mas o fez somente depois de ter tomado a bênção da liderança da Casa  e porque o voto dele não iria fazer diferença na aprovação do projeto. Caso o cenário fosse outro, Bordalo teria que colocar a ideologia debaixo do braço e, como manda a cartilha, atender às ordens de cima, votando com os demais.

Divulgação

Negócio de família

A família Acatauassu Nunes, beneficiada por projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa semana passada é a mesma que se diz proprietárias de extensa área que abrange parte dos bairros da Terra Firme (foto), Guamá e Curió. Curioso é que sempre que algum morador desses bairros procura a Codem para tentar obter título de propriedade é encaminhado para o escritório da família, que cobra valores absurdos pela liberação do documento.

Novos espertinhos

Insatisfeitos com os descontos promocionais oferecidos pelas plataformas à clientela, motoristas de aplicativo passaram a usar seus grupos de WhatsApp para estimular artimanhas do tipo “isolar o banco dianteiro dos veículos”, alegando prevenção contra a Covid-19, para carregarem só  -e somente só – três passageiros. “O quarto passageiros que chame outro de nós…”, pregam os motoristas em áudio.

A fila andou

A fila demorou a andar, mas o Tribunal Regional da 8ª Região nomeou dois desembargadores em pouco mais de duas semanas. Raimundo Itamar e Antônio Coêlho foram alçados ao tribunal por merecimento e antiguidade, respectivamente. Agora, com a aposentadoria da desembargadora Pastora Leal e o pedido de aposentadoria do decano, Vicente Malheiros, já encaminhada, o primeiro grau está alvoroçado para saber quem serão os novos desembargadores a ocupar as novas vagas.

Ambientação

Os novos juízes do Trabalho, empossados para atuar na JT da 8ª Região, que engloba os Estados do Pará e Amapá, estão passando por curso de ambientação, promovido em conjunto pelas Escolas Judiciais da 8ª e da 11ª Região, que engloba os Estados do Amazonas e Roraima. Como são oriundos de Estados distintos da Região Norte, precisam se alinhar com a realidade que irão julgar. A expectativa é de que mesmo sob o frio inclemente no sul e sudeste, consigam julgar sob o calor das bandas de cá.

Balcão virtual

Desde o início da pandemia, ano passado, o TRT da 8ª Região vem mantendo o seu atendimento de forma online, por meio do que se convencionou chamar de Balcão Virtual. Após determinação do Conselho Nacional de Justiça, todos os tribunais brasileiros foram instados a instalar seus balcões virtuais para atendimento, e, a partir desta semana, o CNJ vai dar uma conferida no funcionando.

Todo cuidado

Em tempos de pandemia, é preciso ter cuidado com a febre de solidariedade nem sempre transparente. Mensagem que circula em grupo de Wathsapp pede alimentos para doar a ‘comunidades carentes’ de Ananindeua, com endereço para receber a doação e chave PIX para quem optar por doar dinheiro. Quando alguém questiona o modus operandi da distribuição da doação e detalhes sobre o endereço dos beneficiados, o benfeitor sai do grupo e as respostas ficam no vazio.

Verão sujo

A Prefeitura de Salinópolis deveria cobrar maior comprometimento dos comerciantes que exploram espaço nas praias. O primeiro final de semana de julho já deu ideia do que será o restante das férias em relação à sujeira no Atalaia. Na área explorada pela barraca Casemirão, por exemplo, havia lixo espalhado em vários trechos, sem que os garçons se importassem com isso. Uma tristeza. Ações de educação ambiental para os veranistas, comerciantes e outros iriam muito bem.

  • O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará, Charles Tocantins, foi reeleito para continuar no comando do Conselho Nacional presidido por Wilames Freire. O paraense reafirmou a intenção de usar as ferramentas da entidade nacional em prol dos interesses dos municípios paraenses.
Divulgação
  • O ex-governador Simão Jatene (foto) passou da palavra à ação e iniciou conversas com potenciais candidatos às próximas eleições criando o G-5, espécie de frente articulada para enfrentar a máquina do Estado nas urnas em 2022.
  • O presidente da Câmara, Arthur Lira, diz que é possível aprovar os projetos do Imposto de Renda e CBS antes do recesso do próximo dia 17, mas adverte para a necessidade de ” um texto que traga melhorias ao sistema.
  • Lira diz também que o projeto de privatização dos Correios depende dos encaminhamentos do relator. Na última quinta, os líderes definiram os temas dos próximos 15 dias, incluindo PL do fim dos supersalários e o da regularização fundiária.
  • O ministro da infraestrutura, Tarcísio de Freitas, quer mais R$ 2 bilhões, além dos R$ 6,4 bilhões que já tem no orçamento da pasta, para concluir obras neste ano. O presidente Jair Bolsonaro apoia a demanda.
  • A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, negou pedido da Procuradoria-Geral da República para suspender a notícia-crime contra Bolsonaro por prevaricação no caso da vacina indiana Covaxin até o fim da CPI da Covid.

O que se diz é que o executivo da Davati Medical Supply, Cristiano Alberto Carvalho estaria por trás das denúncias de Luiz Paulo Dominguetti contra Roberto Dias, ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde.

  • Para a CPI, Carvalho cometeu crime por induzir Dominghetti a divulgar áudio que sugere o deputado Luís Miranda fazendo lobby por vacinas, conforme interpretação de Dominghetti, quando Miranda falava de luvas e não vacinas.
  • O presidente Jair Bolsonaro diz que o objetivo da decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, de abrir nova investigação contra suposta organização criminosa de notícias falsas é intimar seus três filhos, citados nominalmente na decisão como possíveis membros do grupo.
  •  Semana passada, em três dias de verdadeiro mutirão, mais de 2 mil pacientes receberam  atendimento médico em ação pioneira da Prefeitura do Acará.

Deixe o seu comentário