A Ponte sobre o Rio Mereuú facilita o acesso rodoviária à região do Tocantins, mas, no total, o modal rodoviário foi restaurado em mais de 140 quilômetros e ampliado em mais de 150 quilômetros/Fotos: Divulgação.  

Aumenta a lista de possíveis privatizações no âmbito do governo do Estado: além da Companhia de Saneamento e o Banpará – esta, considerada remota – somam-se, agora, trechos da malha rodoviária estadual. A concessão da exploração da infraestrutura e da prestação do serviço público de recuperação, operação, monitoração, conservação, implantação de melhoria, ampliação da capacidade, gestão de segurança rodoviária e manutenção do nível de serviço de trechos do chamado subsistema rodoviário está em curso na Secretaria de Transporte.

Nesta semana, o Diário Oficial do Estado publicou aviso assinado pelo secretário Adler Silveira convocando audiência pública para o dia 22 deste mês, a partir das 14 horas. Segundo a publicação, a audiência ocorrerá no formato remoto, com transmissão ao vivo, comunicando que os participantes do evento poderão encaminhar contribuições e esclarecimentos adicionais relativos do programa de concessões.   

Investimentos 2019-20

Dados da Secretaria de Transportes apontam que o Pará possui cerca de 13.122 km de rodovias – 58% estaduais, somando 7.659 km, e 42% federais, total e 5.463 km. De 2019 a 2020, o modal recebeu investimentos aproximadamente de R$ 1,03 bilhão, com intervenção em rodovias com 151 km pavimentados e com 144 km restaurados, assim como a construção de 1.129 m de pontes, incluindo principalmente pontes de concreto em substituição aos de madeira.

Em relação à malha rodoviária estadual, o governo do Estado vem buscando investimentos para incrementar o percentual de rodovias pavimentadas, que em 2020 foi verificada uma extensão pavimentada em torno de 47,8% – 3.658 km). Entre os investimentos está o do financiamento para o Projeto de Desenvolvimento e Integração Regional – Prodeir, que prevê a pavimentação de aproximadamente 472 km de rodovias, o que implicará incremento de 6,1% de rodovias pavimentadas.

Pontes de concreto

Igualmente importante foram os investimentos em pontes de concreto armado que, em 2019 e 2020, resultaram em 683 metros de pontes construídas. Nesse contexto, foram concluídas 18 pontes de concreto armado, com destaque para a duplicação da ponte sobre o rio Sampaio, com 197 metros, incrementando o acesso à Praia do Atalaia, em Salinópolis, e as pontes localizadas sobre o Igarapé Icaraçaua, Igarapé Laranjal, Rio Caji e Igarapé Bacuri, em Cametá, totalizando 125 metros, em substituição às antigas pontes de madeira, na PA-467.