O secretário de Segurança e Defesa Social de Ananindeua, Arlindo Silva, do Republicanos: por descontrole ou conivência, dinheiro público sai pelo ralo para favorecer políticos e desfalca a população do 2º maior município do Pará/Fotos: Arquivo.

A Secretaria de Segurança e Defesa Social de Ananindeua virou exemplo de farra com o dinheiro público. Além da locação de veículos que não são entregues para os serviços contratados – como no caso do contrato com a empresa NC Capital, no valor de R$ 400 mil, por oito veículos e apenas dois entregues -, os poucos carros disponíveis são usados para benefício próprio de apadrinhados políticos do secretário Arlindo Silva (Republicanos) e da coordenadora da Defesa Civil,  Cristiane Chagas Ataíde, irmã da vereadora Geise Fênix, (no detalhe).

Para se ter ideia, a vereadora usa e abusa dos veículos em viagens particulares e políticas pelo interior do Estado. Durante o carnaval, por exemplo, ela arribou com toda a família para Marapanim em carro alugado com dinheiro público, quando rodou quase 500 quilômetros sob a direção do assessor político lotado na Secretaria, Tiago Roberto Barros, acusado de promover assédio moral a servidores que não rezam pela cartilha do grupo político da parlamentar.

Um carro, não; a frota

Mas a farra não para por aí. Dia desses, Geise Fênix deu “uma esticadinha” até Abaetetuba utilizando veículos da Secretaria, entre eles uma picape Chevrolet S10, que deveria estar nas ruas de Ananindeua ajudando no serviço de segurança da população. Bem, usar e abusar de veículos alugados pelo Poder Público não é exatamente privilégio de vereadora de Ananindeua ou mais quem está pendurado na tipoia do secretário Arlindo Silva. Em uma grande secretaria do Estado, “transporte” desse tipo está para virar “coletivo”.