O alto comando da Prefeitura de Belém teme que a professora Silvia Letícia seja eleita deputada estadual pelo Psol. Segundo pesquisas internas feitas pela prefeitura e a Primavera Socialista, tendência interna do Psol da qual faz parte Edmilson Rodrigues, a coordenadora-geral licenciada do Sintepp estaria cotadíssima para não somente ocupar uma vaga na Assembleia Legislativa, mas também para enfrentar a candidatura de Edmilson à reeleição.
Nesse cenário e diante dessa situação, o grupo de Edmilson decidiu pela política de “matar o mal pela raiz”. O plano seria impedir que Silvia Letícia saia candidata ao governo pelo partido, abrindo mais espaço político na estrutura da prefeitura para as correntes de Fernando Carneiro – Ação Popular Socialista -, que hoje comanda a Fmae e a deputada federal Vivi Reis, da Corrente Movimento Esquerda Socialista, que controla h a Secretária de Direitos Humanos e deve incorporar o PSM da 14 de Março.
Desidratada, mas nem tanto
Esses grupos retiraram o apoio dado à pré-candidatura ao governo do Estado de Fernando Carneiro, que só estaria aguardando o momento exato para oficializar sua renúncia. Faz parte da investida do comando de Edmilson a corrente Resistência da ex-vereadora Giselli Freitas – Mandato Coletivo de Mulheres da Amazônia – que especula-se seria agraciada com a titularidade da Secretária de Mulheres de Belém.
Desidratada internamente – mas nem tanto – a possibilidade de ser candidata ao governo do Estado pelo Psol, Silvia Letícia não teria nenhum apoio político e financeiro da legenda comanda por Edmilson a sua candidatura a deputada estadual. Silvia Letícia é suplente de vereador de Belém e pode assumir mandato caso um dos vereadores do Psol se eleja deputado em outubro.
Máquina favorece os de casa
As cotadas para assumir mandato nas próximas eleições são as vereadoras Lívia Duarte, que concorrerá à Assembleia Legislativa, e a vereadora enfermeira Nazaré Lima, à Câmara Federal, ambas ligadas ao prefeito, que concorrerão empurradas pela máquina partidária e pela própria máquina municipal. Detalhe: Silvia Letícia tem mandato garantido no Sintepp Belém um ano após o mandato do atual prefeito e esse é o motivo da dor de cabeça no gabinete do prefeito.