Em Icoaraci e Belém, três escolas públicas em situação de petição de miséria, alunos transferidos, espaços improvisados e educação a meio pau, mesmo depois de dois anos de pandemia. Se é verdade que educação vem da escola, que destino aguarda centenas de alunos?/ Fotos: Divulgação-Sintepp-Belém.

Quem acompanha os programas do horário eleitoral gratuito e não conhece ou vivencia o cotidiano da educação pública tem a impressão de que o Pará desponta com uma educação de primeiro mundo. Começando pelo próprio governador, sabe-se que professores são devidamente valorizados; a estrutura física das escolas funciona bem e pais e estudantes são felizes na Ilha da Fantasia.

Secretaria descarta pagar
abono de final de ano
a professores

Caiu como uma bomba nas escolas da rede municipal de ensino a informação segundo a qual os professores estão muito longe de receber o tão sonhado abono final do ano. Nas escolas, o que se comenta é que se comenta é que já somam três os pontos ‘extremamente negativos’ contra o setor: o não pagamento do salário mínimo no vencimento base do pessoal administrativo; não pagamento do piso; e a desistência no pagamento de abono no final do ano.

Tiquinho assim…

No último caso, segundo professores denunciam à coluna, a Secretaria de Educação de Belém informou a diretores de escolas que não irá pagar porque a verba será destinada ao programa “Bora pra escola” e à reforma de escolas, especialmente de educação infantil. É claro que essas providências são importantes, mas, segundo avaliam trabalhadores da educação, a prefeitura bem que poderia reservar R$ 1 mil a título de abono…

Papo Reto

Divulgação
  • O candidato a deputado federal Antônio (Paulo) Doido, dono de três helicópteros, teria cedido um, que é adaptado para voar à noite, para uso do governador Helder Barbalho (foto).
  • Observadores de plantão garantem que a aeronave vem sendo usada pelo governador desde o último dia 6 para viagens entre Augusto Corrêa e Bragança, na região nordeste do Estado.
  • Aliás, ao mesmo tempo que trombeteia por todo o Pará ter 81% da preferência de voto, Helder dá ordem explícita para que seu time de marketing sequer considere a hipótese de desarmar antes do dia 2.
  • O caso de Capanema envolvendo o deputado do Eduardo Costa e o prefeito Chico Neto tem explicação nos recursos repassados para reformar uma praça na entrada da cidade.
  • Essa questão do transporte fluvial é um cancro em sucessivas gestões por conta da nefasta prática de entregar setores da administração de porteira fechada a alguns grupos políticos ou empresariais.  Só isso.
  • Donos de ônibus, vans e outros veículos vão interditar a BR-308 em vários trechos, na próxima segunda, entre Capanema e Bragança, protestando com o estado de via entre as duas cidades.
  • Leitor avalia que se o Sistema de Segurança Pública repetir a providência de colocar todo o efetivo policial nas ruas no dia 3 de outubro, dia das eleições, como fez no 7 de Setembro, a população estará segura dentro e fora de casa, em Belém.  
  •  Ao contrário das meninas, que são levadas pelas mães ao ginecologista assim que entram na adolescência, a frequência ao médico (urologista) por meninos é 18 vezes menor para exames de rotina.