O governador de São Paulo, João Doria, que assumiu a dianteira na disputa meses atrás, começou a ver seu adversário pelo retrovisor. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, vem se impondo entre os caciques tucanos/Divulgação.

O ex-governador Simão  Jatene, que ainda permanece nas fileiras do PSDB, já declarou voto ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, nas prévias do partido previstas para este domingo. Com ele estarão o ex-senador Flexa Ribeiro e o ex-prefeito de Belém Zenaldo Coutinho. Enquanto isso, o presidente regional do partido, Nilson Pinto, e os quatro deputados estaduais que o acompanham vão de João Dória, seguindo as orientações do governador Helder Barbalho. 

Quase 45 mil filiados estão
inscritos. Como funciona.

Ao todo, 44.700 filiados estão inscritos para votar nas prévias do PSDB, divididos em quatro grupos: o grupo de 39.737 filiados, que podem votar por meio de um aplicativo próprio da sigla. O segundo é o de 491 prefeitos e 396 vice-prefeitos, que podem votar tanto pela ferramenta em questão como por uma urna eletrônica que estará instalada em Brasília, em um centro de convenções alugado pela legenda. O terceiro grupo é formado por 3.949 vereadores e 72 deputados estaduais.

O primeiro subgrupo pode votar apenas pelo aplicativo, enquanto o outro tem também a opção da urna. Por fim, há também 52 políticos que podem votar pelos dois formatos disponíveis. Alguns deles são os próprios governadores do partido, além de senadores e ex-presidentes (Com informações da CNN Brasil).

Franco favorito Doria vê
crescimento do adversário

Enquanto nas redes sociais grupos locais de apoios dos dois candidatos se digladiam, no cenário nacional tanto João Dória, quanto Eduardo Leite se dizem vencedores, cada um puxando brasa para sua sardinha. Uma coisa é certa: de franco favorito, Dória viu no crescimento de Leite uma realidade, principalmente quando o gaúcho ganhou apoio de setores mais conservadores e históricos do partido, da turma que sempre foi simpatizante de Franco Montoro, Mário Covas e Almir Gabriel, entre outros, fundadores do partido. 

Papo Reto

Divulgação
  • O presidente da Academia Brasileira de Letras, professor Marcos Luchesi, está sendo esperado em Belém para uma visita à Academia Paraense de Letras e ao Instituto Histórico e Geográfico do Pará.
  •  Incrível, mas verdadeiro: enfermeiros deixaram um paciente cair da maca ao ser transferido do quarto para uma sala de hemodiálise.
  • Como o paciente bateu a cabeça no chão violentamente precisou fazer, além da hemodiálise, uma tomografia. Só na Amazônia, perdão, só no Hospital Amazônia.
  • O PGJ César Mattar Jr. (foto) ganhou mais uma honraria. Foi durante a inauguração do Consulado Honorário do Líbano em Belém, onde recebeu o Prêmio “Brasão Consular do Líbano”.
  • Ainda como parte das homenagens, houve menção do nome do PGJ na placa de instalação do Consulado. 
  • O Encontro Municipalista promovido sexta-feira pela Famep pariu uma montanha: o novo barbalhista Helenilson Pontes, talvez porque, hoje, o governador Helder Barbalho virou contra a criação do Estado do Tapajós.
  • Bragança, nordeste do Pará, tem sido surpreendida com a chegada de dezenas de famílias do Mato Grosso comprando terra barata sob a alegação  de implantar fazendas de gado, mas, de olho no plantio de soja.

Charge do Dia