Vídeo (sem autoria) encaminhado à coluna mostra o momento do discurso do prefeito Chico Neto, a ação inicial do governador Helder Barbalho, a reação fulminante do deputado Eduardo Costa e a intervenção dos candidatos Beto Faro e Manoel Pioneiro para evitar o pior. A cena ridícula causou frisson no público/Fotos: Divulgação-Redes Sociais-Whatsapp.

O gesto de pedido de calma do governador Helder Barbalho não evitou a derrota pública do deputado federal Eduardo Costa para o colega dele, o também federal Hélio Leite por, digamos, R$ 17 milhões a R$ 3 milhões em recursos de emendas repassados ao município.

A revelação dos valores encaminhados por ações dos mandatos dos respectivos parlamentares para a Prefeitura de Capanema, feita pelo prefeito Chico Neto, provocou a ira de Eduardo Costa, que não se conteve: sacou do coldre esquerdo um copo plástico, trocou de mão com a habilidade de um pistoleiro do Velho Oeste americano e o atirou no peito do prefeito.

O projétil se projetou no ar a curta distância, perdeu força e resvalou na mão direita de vítima sem consequência física, mas francamente moral para o atirador, abatido com um discurso certeiro e fulminante.

O camarote do cenário

A cena patética teve personagens do calibre de candidatos ao Senado da República, como Manoel Pioneiro e Beto Faro, e observadores que incluíam a deputada federal Elcione Barbalho, mãe do governador que, prudentemente, manteve-se estático diante da baixaria, uma vez que seu elegante gesto inicial não surtiu o efeito desejado. Ainda bem que o governador parece ter aprendido a conviver com críticas. Faz parte…

O pior foi evitado

Observadores da cena avaliariam depois que, não fosse a intervenção física de Manoel Pioneiro e Beto Faro, por mais de uma vez Eduardo Costa teria se atracado com Chico Neto. O público adorou. Cenas de violência, ainda mais envolvendo figurões, têm o condão de atrair atenções desde a Roma antiga.

Mas, no caso de Capanema, ficou feio para Eduardo Costa, que é médico. O comício, ocorrido em palanque montado na avenida Barão de Capanema – homenagem ao engenheiro Guilherme Schüch, o Barão de Capanema, que se estabeleceu na região para a construção de rede telegráfica -, teria sido como outro qualquer não tivesse o prefeito declarado voto a Hélio Leite e Elcione Barbalho, mas, principalmente, não medisse os dois candidatos pelas emendas parlamentares.  

Além dos‘outdoors’

De resto, o barraco colocou na mesa exatamente o que vai por trás da cortina dos outdoors e dos discursos da propaganda eleitoral. Em tempo: os candidatos defendidos pelo prefeito Choco Neto são os deputados Elcione Barbalho e Hélio Leite, que defendem a reeleição à Câmara Federal e Thiago Araújo, candidato à reeleição estadual.